PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DORGIVAL RENÊ TOLENTINO LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DORGIVAL RENÊ TOLENTINO LEITE
DATA: 27/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: SALA 107 CAB
TÍTULO: OS SOLDADOS PASSARAM A PRONTO: A FORMAÇÃO DO SOLDADO POLICIAL NA PARAÍBA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA AO ENSINO MECANICISTA
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos; Cidadania e justiça; Policia Militar da Paraíba.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Diante do Estado Democrático em que vivemos a Segurança Pública se apresenta como principal instrumento de defesa social. Neste contexto, a atividade policial se compreende como semeadora de direitos humanos e asseguradora do desenvolvimento social, a medida em que permite através da manutenção da ordem pública, o regular funcionamento de todas as outras pastas públicas, bem como dos demais sistemas que impulsionam as mais variadas relações sociais, sejam econômicas, trabalhistas, assistencialistas, educativas, etc. contudo, há que se entender o modo como se dá a atividade policial neste cenário, notadamente a exercida pela Policia Militar, em que pese a necessidade de reconhecer seus acertos, assim como apontar suas falhas a fim de se aprimorar suas ações, sempre com o objetivo de garantir uma melhor prestação de serviços para a sociedade em geral. É nessa perspectiva que o projeto se propõe a desenvolver um estudo acerca da formação educacional dos Policiais militares na Paraíba, com enfoque no CFSD- Curso de Formação de Soldados da PMPB, a fim de entendermos a efetividade da educação em direitos humanos neste processo de ensino, compreendendo as aplicações ou não dos documentos normativos que tratam da educação em direitos humanos numa perspectiva internacional até a estadual, bem como percebermos a relação entre a formação desses profissionais e o desempenho de sua atividade-fim. A pesquisa será exploratória com a utilização de técnicas capazes de se averiguar as questões apontadas no decorrer do trabalho. Assim, após um levantamento bibliográfico dos documentos que tratem da educação em direitos humanos, serão aplicados questionários semiestruturados e realizadas entrevistas com os docentes responsáveis pelo ensino, de modo a se detectar os aspectos atinentes à educação nesses centros de formação policial, no que tange à existência de uma educação em e para os direitos humanos, consoante as determinações jurídico normativas vigentes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO GOMES DE FRANCA
Presidente - 1009018 - MARIA DE NAZARE TAVARES ZENAIDE
Interno - 338367 - RITA DE CASSIA CAVALCANTI PORTO