PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA
DATA: 12/02/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: OS PROCESSOS DE REFLEXÃO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade, autoanálise, tecnologia, alfabetização.
PÁGINAS: 100
RESUMO: Ciente e consciente de todo o percurso que já foi desenvolvido pelos pesquisadores até os dias atuais, a nossa pesquisa almeja contribuir para estudos relacionados à oralidade trazendo a perspectiva dos produtores dos textos orais – no nosso caso, as crianças nas séries iniciais do ensino fundamental – e o seu envolvimento no processo de construção e reflexão de sua produção textual. Neste sentido, esse trabalho tem por objetivo recolher informações que nos sinalizem o nível de consciência das crianças sobre os fatores que envolvem a produção de um texto oral e a sua capacidade de, mediada pela pesquisadora, desenvolverem novas versões desse mesmo texto com modificações decorrentes de sua própria reflexão e autoanálise. Para essa fundamentação, buscamos subsídio nas teorias de Marcuschi (2010) sobre o processo de retextualização e de Dolz & Schneuwly (2004) sobre os gêneros orais; para uma prática oral integrada com a escrita e os letramentos buscamos em Signorini, Marcuschi, Rojo (2001), Street (2014) e Soares (2019) o nosso referencial teórico; já para abarcamos as questões do desenvolvimento do discurso narrativo nas crianças, fomos investigar em Perroni (1992) as marcações deste gênero textual; sobre o papel das novas tecnologias na escola, tomamos como referência os trabalhos de Frade (2015), Santaella (2004; 2013) e Morán (2013); e por fim, nas teorias de Vygotsky (2015, 2018) e Bakhtin (2011) a base de toda uma visão de linguagem sociointerativa, histórica e dialógica condizente com a filosofia atual. Metodologicamente, o corpus é composto pelo registro em vídeo de dois encontros realizados com duas crianças, estudantes do segundo ano do ensino fundamental, em que elas assistem a uma história disponibilizada em rede social de compartilhamento de vídeos (Youtube), reproduzem esta história oralmente, visualizam a sua própria produção textual, refletem e analisam esta produção com o auxílio da pesquisadora e finalizam com uma nova contação em que estejam presentes (ou não) as marcas reflexivas do momento anterior. As categorias de análise deste processo envolveram aspectos linguísticos e não-linguísticos e a dimensão tecnológica envolvida neste processo. Espera-se trazer subsídios para uma melhor compreensão da reflexão e autoanálise em textos orais de crianças em fase de alfabetização.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO