PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSENICE DE LIMA GABRIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSENICE DE LIMA GABRIEL
DATA: 16/03/2020
LOCAL: Sala do LAFE
TÍTULO: Contribuições para o processo de ensino aprendizagem de crianças ouvintes KODAS: o bilinguismo bimodal LIBRAS em ambiente familiar e a língua portuguesa em ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo bimodal; Kodas; pais surdos; Libras; Português Brasileiro.
RESUMO: O processo de aquisição da linguagem é estabelecido em seu curso natural a partir da língua materna, todavia, em casos de mães e pais surdos e filhos ouvintes, a língua materna não é a língua nativa, mas a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a primeira forma de comunicação, principalmente na seara doméstica. Este estudo prever analisar o processo de comunicação estabelecido por uma família de pais surdos, com dois filhos ouvintes, com idade de 4 e 6 anos de idade, de sexo masculino, residentes na cidade de João Pessoa, denominados de KODAS. Busca-se compreender as possíveis dificuldades de comunicação em Português Brasileiro, principalmente no ensino-aprendizagem escolar. Nesse sentido, reflete-se sobre a possibilidade do desenvolvimento do bilinguismo bimodal, que conforme Quadros et. al (2014), é a possibilidade de interferência interlinguística e alternância de línguas, podendo apresentar sobreposição das línguas, pois ao considerar que a Libras é uma língua de modalidade visual espacial e o PB é uma língua de modalidade oral auditiva, estes fenômenos são claramente possíveis. Somado a uma revisão bibliográfica (QUADROS, 2014; SPINASSÉ, 2006; MEGALE, 2005), foram realizadas filmagens na escola e em casa, ao longo de 6 meses, assim como entrevistas semiestruturadas com todos os sujeitos envolvidos no processo, ou seja, pais, filhos e a parte do corpo escolar com a qual eles possuem vivência diária. Resultados apontam para uma troca de códigos nos dois ambientes, isto é, tanto na escola, quanto em ambiente familiar, as crianças fazem trocas de códigos linguísticos nas interações com os pais surdos e/ou com os ouvintes na escola. Configurando, assim, um clássico modelo de aquisição bilíngue bimodal.
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE