PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA HELENA NERY E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA HELENA NERY E SILVA
DATA: 15/06/2020
LOCAL: Sala do LAFE
TÍTULO: O ensino bilíngue nos anos inicias da educação fundamental em escola denominada “bilíngue” na cidade de João Pessoa.
PALAVRAS-CHAVES: Aquisição de segunda língua; Bilinguismo; Educação bilíngue.
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar e entender como funciona o ensino bilíngue nos anos inicias da educação fundamental em escolas denominadas “bilíngues” na cidade de João Pessoa. Através da observação, buscaremos compreender a visão adotada pelos agentes envolvidos em fornecer a educação bilíngue no contexto escolar da cidade. A partir das visões de bilinguismo estudadas, e das categorias de Educação Bilíngue (a exemplo de Harmers e Blanc) apresentadas mais à frente, pretendemos observar o dia a dia de uma escola bilingue na cidade de João Pessoa e verificar que categoria dentre as apresentadas no referencial téorico, ou se outra, vem sendo usada nas escolas da cidade, mais especificamente, escolas de ensino público que atualmente oferecem a educacao bilíngue no município. Propomos a realização da observação de aulas e do convívio dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Capistrano de Abreu, localizada no bairro Costa e Silva onde as crianças recebem instrução em língua inglesa, onde entrevistaremos os professores para entender sua concepção de educação bilíngue e filmaremos trechos das aulas em língua inglesa dos infantes para possibilitar a análise do ensino bilíngue na prática. Por fim, compararemos a visão dos educadores e do projeto político-pedagógico da instituição para verificar a convergência da visão no que diz respeito a este estilo de educação.
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA