PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMMY SUELEN DE SOUZA VIEIRA
DATA: 05/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma google meet
TÍTULO: PROCESSOS DE REFLEXÃO NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS EM AMBIENTE DIGITAL
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas infantis, Oralidade, Retextualização, Multissistemas da fala, Mediação tecnológica.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é analisar e compreender os processos de reflexão linguísticos desenvolvidos pelas crianças durante atividade de contação e recontação de histórias infantis, mediante o suporte de dispositivos tecnológicos de gravação e reprodução de vídeo, permitindo que elas acessem posteriormente seus textos orais e que esses sirvam de ancoragem para o desenvolvimento de estratégias de planejamento e organização do gênero discursivo. Pretendemos, com esta ação, ampliar a percepção das crianças sobre sua competência linguístico-discursiva oferecendo-lhes a observação de seu desempenho oral de forma universal (língua, contexto situacional, comportamento corporal, dentre outros) e verificar como essa percepção de si pode contribuir para a prática dos gêneros textuais orais públicos. Nesse percurso, tomamos como referencial teórico os trabalhos de Vygotsky (1991, 2001, 2004, 2008, 2018) e Volóchinov (2017) no âmbito da psicologia e filosofia da linguagem; os trabalhos de Dolz e Schnewly (2004), Marcuschi (2010), Rojo (2006, 2015) e Bakhtin (2011) para a abordagem dos gêneros discursivos/textuais; François (1996, 2006, 2009), Perroni (1992), Brandão (2015) como norteadores nas questões da narrativa infantil; os trabalhos de Steinberg (1988), Kendon (1982, 2000, 2011) e Mcneil (2000) na análise dos aspectos multissistêmicos da fala; e em Santaella (2004, 2007, 2013), Lévy (1999), Frade e Glória (2015) e Rojo (2013, 2015) o referencial teórico que trata dos contextos de mediação tecnológica e dos multiletramentos. Nossa pesquisa foi organizada metodologicamente em dois encontros com duas crianças (7 anos, estudantes do segundo ano do ensino fundamental, uma do sexo feminino e outra do sexo masculino) em etapas assim estruturadas: num primeiro momento, a criança visualiza uma história infantil disponibilizada no YouTube; num segundo momento, a criança conta novamente essa história para a pesquisadora (momento gravado); no terceiro momento, a criança vê o vídeo de sua contação, é convidada a refletir sobre ele e, juntamente com as considerações da pesquisadora, estabelece ajustes e modificações a serem incorporadas na segunda contação; no quarto momento, é apresentada versão final da história na qual observamos a incorporação ou não das orientações dadas. Nesse processo, instigamos as crianças a observarem a completude de seu desempenho, estando atentas a todas as manifestações linguísticas verbais e não-verbais (gestos, postura, cinésica) que são constitutivas dos gêneros orais públicos. Os resultados encontrados nesse processo de retextualização do oral para o oral, apontam uma tendência das crianças a analisarem prioritariamente o seu comportamento corporal (nervosismo, gestos, balanços do corpo, vergonha) durante a contação de histórias, mas também uma internalização bem orientada das questões discursivas debatidas com a pesquisadora, resultando numa produção textual oral posterior mais planejada e consciente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDÃO