PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA
DATA: 18/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: TDIC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. TDIC. Surdos. Aquisição da Linguagem. Terceira língua.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão imprimindo cada vez mais mudanças na sociedade atual, o que sinaliza que as pesquisas sobre questões relacionados ao ensino e à aprendizagem devem dar atenção especial a esse processo. Nesse contexto, surge, também, um movimento inclusivo que busca acolher o diferente, trazendo para a sala de aula alunos que possuem diferentes especificidades, sejam elas físicas, psicológicas ou linguísticas. Levando tais fatores em consideração, o presente estudo analisa as contribuições das TDIC para o ensino do inglês como língua adicional para surdos, identifica ferramentas tecnológicas e propõe metodologias para o ensino da modalidade escrita do inglês para esses sujeitos. Além disso, desenvolve um material educacional com sugestões didáticas para o ensino de inglês para surdos mediado por tecnologias. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação e segue as orientações de Triviños (2010), Burns (2015) e Paiva (2019). Ajudam a embasar nosso trabalho autores como Johnson (2004), Vygotsky (1981, 1998), Bakhtin/ Volochinov (2006), Bakhtin (1986, 2016) Moraes (2012, 2015, 2018), Figueiredo (2019), Paiva (2014, 2019), Sousa (2014, 2018) entre outros. Os dados analisados foram coletados com o suporte de um questionário online respondido por 10 participantes de diferentes estados do Brasil, sendo esses professores de língua inglesa e/ou intérpretes de LIBRAS que possuíam experiência com o ensino/interpretação de língua inglesa para alunos surdos. As perguntas do questionário abordaram questões que dizem respeito às condições de desenvolvimento do trabalho desses profissionais, os modos de enfrentamento observados nesses espaços e as possibilidades metodológicas que podem ser utilizadas junto aos alunos surdos. Para a análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados encontrados indicam que o ensino de língua inglesa para surdos mediado por tecnologias pode obter resultados satisfatórios, desde que algumas especificidades sejam respeitadas e consideradas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE