PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ELLEN MARTINS TOMAZ DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN MARTINS TOMAZ DE ARAÚJO
DATA: 18/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: A ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA “SE LIGA NO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual. Livro Didático. Se Liga no ENEM. Interacionismo Sociodiscursivo. Capacidades de Linguagem.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: No escopo da discussão sobre o ensino da produção textual, a Redação do ENEM se insere na dimensão dos gêneros escolares amplamente trabalhados no Ensino Médio. Diante desse cenário, materiais didáticos têm sido elaborados com o objetivo de corresponder às expectativas de aprendizagem requeridas no Exame. Compreendendo, desse modo, a importância desses instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, avaliaremos a abordagem do gênero Redação do ENEM no material didático do programa “Se Liga no ENEM”, tendo em vista as competências previstas na Matriz de Referência, as capacidades de linguagem implicadas e a sua adequação em relação às exigências observadas no exame. Para um desenvolvimento satisfatório desta pesquisa qualitativa, realizamos um estudo documental, tomando como objeto de análise o material didático disponível no Programa “Se Liga no ENEM”. Para subsidiar a pesquisa, amparamo-nos no arcabouço teórico multidisciplinar do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2019), enfatizando as sequências textuais (BRONCKART, 2019) e as capacidades de linguagem (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Koch e Elias (2009) fundamentam nosso trabalho no que se refere aos diferentes enfoques assumidos no ensino da escrita, ao passo que Bunzen (2006), Soares (2002), Marcuschi (2008) e outros teóricos norteiam os estudos acerca do ensino da produção de textos ao longo da história. Como resultados da nossa investigação, percebemos que o material aborda as capacidades de ação de maneira superficial, visto que os textos motivadores e os enunciados das propostas de escrita, em geral, não se alinham ao padrão percebido no Exame. Já as capacidades discursivas são abordadas com destaque, tendo em vista que a compreensão dos aspectos que constituem a sequência dissertativa é pré-requisito para um bom resultado na Redação do ENEM. A primeira competência foi abordada com grande ênfase, uma vez que o material apresenta quase todos os conteúdos exigidos para um domínio pleno desse aspecto. A segunda e a terceira competências foram enfatizadas no material, também reforçando a estrutura do texto. No entanto, parte das propostas inéditas de escrita não se adequa ao que se observa na Redação do ENEM, podendo representar uma dificuldade para a escrita. A quarta competência foi trabalhada satisfatoriamente, já que revela diversas possibilidades de conectivos, tendo em vista o seu uso no Exame. A quinta competência não foi trabalhada de maneira satisfatória, uma vez que o livro didático não apresenta os elementos basilares que constituem a competência. Apesar das considerações apontadas, o material propõe uma quantidade significativa de propostas de produção textual, intensificando o entendimento e a prática do gênero textual estudado. Destacamos, por fim, que o “Se liga no ENEM” representa um importante marco para a educação pública na Paraíba, possibilitando uma preparação adequada e contribuindo para os resultados dos estudantes no Exame.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Externo à Instituição - MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA