PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO

DISCENTE: SIONEIDE DA PAIXÃO NORBERTO
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/zxp-pywm-omp)
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA EDUCAR PRA VALER SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Programa Educar pra Valer. Papel do professor.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Um grande número de crianças não alfabetizadas ou que não atingem os níveis referentes às médias esperadas nas avaliações nacionais tem mobilizado muitas Secretarias de Educação Municipais a buscarem por Programas, que oferecem sucesso na aquisição da leitura e escrita dos estudantes, nos anos iniciais do ensino fundamental. No município de João Pessoa/PB, a Secretaria Municipal de Educação implementou em 2019, nos segundos e quintos anos do ensino fundamental, o Programa Educar pra Valer. Muitas professoras sentiram um grande impacto com essa implementação no papel que lhes foi atribuído e também na alfabetização dos/as estudantes. Diante do exposto, essa pesquisa teve como objetivo principal discutir a função da professora alfabetizadora no Programa Educar pra Valer. Teoricamente, procuramos suporte para discussão sobre as concepções de língua, alfabetização e formação continuada de professores em estudos de Antunes (2009), Marcuschi (2004, 2008), Morais (2015), Nóvoa (1992, 2009), Soares (2000, 2004, 2011), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativo-interpretativista respaldada em Bortoni-Ricardo (2012), Denzin e Lincoln (2006), Ludke e André (1986) com o método de pesquisa, o estudo de campo baseado em Gonçalves, apud Piana (2009) e Gil (2002). Contou com a colaboração de duas professoras de turmas de segundo ano do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de João Pessoa-PB. Para o levantamento de dados, foram utilizados três procedimentos: a) um questionário contendo questões sociodemográficas para conhecermos o perfil profissional das docentes; b) uma entrevista com questões relacionadas às práticas didático-metodológicas associadas às vivências de atividades de Língua Portuguesa em sala de aula e nos encontros de formações continuada para as professoras; e c) uma análise tanto do guia de orientações gerais e didáticas do professor quanto das atividades dos cadernos de Língua Portuguesa do estudante do Programa Educar pra Valer. A análise dos dados apontou, sobretudo, em duas direções: primeiro, para uma anulação do protagonismo docente em sala de aula; segundo, para uma divergência entre as concepções que regem as orientações gerais do Programa das que estão presentes nas atividades desenvolvidas nos cadernos de Língua Portuguesa do estudante do Programa Educar pra Valer.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 2583807 - MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO