PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: PRISCILA SHEILA DE MEDEIROS DA SILVA

DISCENTE: PRISCILA SHEILA DE MEDEIROS DA SILVA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/uzx-tmht-wqd)
TÍTULO: A VARIAÇÃO DISCURSIVA DE E, AÍ E ENTÃO NA FALA E NA ESCRITA DE ALUNOS PESSOENSES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PARA A SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística educacional. Variação discursiva. Livro didático. Sequenciação retroativo-propulsora.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho tematiza a variação discursiva dos sequenciadores retroativo-propulsores E, AÍ e ENTÃO, em textos narrativos de 31 alunos do 6° ano do ensino fundamental (anos finais) da Escola Estadual Isabel Maria das Neves. A partir da investigação da intercorrência da fala sobre a escrita nos registros dos alunos, o trabalho objetiva propor um material didático que auxilie na compreensão dessa variação e dos possíveis contextos de realização das variantes pelos alunos, minimizando suas dificuldades no uso desses sequenciadores na escrita formal. A hipótese inicial é a de que os estudantes manifestam na escrita formal usos típicos da fala menos monitorada e de que uma reflexão variacionista sobre o emprego desses sequenciadores em diferentes situações comunicativas pode conduzir os alunos a usos mais conscientes e adequados a certas demandas sociointeracionais. Para tanto, revisamos alguns trabalhos que se voltaram ao tema da sequenciação, tanto do ponto de vista teórico quanto da perspectiva pedagógica em foco; adentramos o livro didático da turma, de modo a destacar pontos positivos e negativos em relação ao tratamento que é atribuído à língua na coleção; e comparamos, através do aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, os usos de E, AÍ e ENTÃO em narrativas orais e contos escritos dos estudantes, verificando a influência das variáveis linguísticas subfunções da sequenciação, níveis de articulação, gênero e aspecto do verbo, e das sociais, sexo e turma, para o estabelecimento da variação. Construímos, para isso, modelos de regressão logística multinomial na plataforma R, com uso da função Mclogit. Debruçamo-nos sobre os resultados da sequenciação retroativo-propulsora na fala e na escrita das turmas, que indicaram o favorecimento do AÍ em contexto intertópico e seu desfavorecimento na escrita e na subfunção de finalização, o desfavorecimento de ENTÃO na subfunção introdução de efeito e, por sua vez, o favorecimento de E em contexto intratópico, no sexo masculino, em textos escritos e nas subfunções finalização e introdução de efeito. Visando esses resultados e alicerçados nos princípios da Sociolinguística educacional, propomos uma sequência didática com três módulos de atividades que visam inserir o alunado dentro de uma discussão sobre variação linguística, por meio da análise e reescrita de suas produções e de reflexão sobre os diferentes empregos e avaliações sociais dos usos dos sequenciadores em situações reais de uso da língua.
Externo à Instituição - CARLA MARIA CUNHA
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO