PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA

DISCENTE: JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: POSSIBLIDADES DE LEITURA E INTERAÇÃO ATRAVÉS DO USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de intervenção pedagógica em uma escola municipal do Estado da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Interação. Letramentos. Tecnologias digitais. WhatsApp.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O estudo sobre tecnologias digitais na educação tem sido pauta de discussões no cenário educacional contemporâneo, requisitando dos educadores e dos gestores um olhar mais crítico acerca desse tema. A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar em que medida a interação no ambiente do aplicativo WhatsApp pode contribuir com o protagonismo dos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa; e como específicos: apresentar os principais estudos acerca das tecnologias digitais na educação, com ênfase em pesquisas sobre o uso do aplicativo WhatsApp nas aulas;realizar uma intervenção pedagógica com foco nas práticas de leitura no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal paraibana e analisar as interações entre os alunos no ambiente do aplicativo WhatsApp e o seu contato com a leitura, durante a realização da intervenção pedagógica.Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, tendo a etnografia como suporte metodológico a partirda criação de grupos de WhatsApp, levando em consideração os aspectos educacionais, culturais e socioeconômicos em que os atores estarão envolvidos. A partir desses grupos, foram propostas e realizadas atividades com foco no eixo leitura. Esse processo vivenciado entre a pesquisadora e os alunos é o alicerce constitutivo para mostrar as possiblidades de leitura e de interação através do uso do aplicativo WhatsApp nas aulas de Língua Portuguesa. A construção analítica está embasada em autores como: Coscarelli (2021), Ribeiro (2021), Kleiman (2008), Matos (2020), Moran (2013), Rojo (2012), Soares (2012) abordando temáticas sobre as tecnologias da informação e comunicação, e letramentos; Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), sobre gêneros discursivos/textuais; Bortoni-Ricardo (2008) e Gil (2002), embasando os percursos metodológicos, dentre outros. A proposta de intervenção pedagógica pensada para esta pesquisa foi uma Sequência de Atividades de Leituras, que se apropria do aplicativo WhatsApp, para estabelecer a comunicação, a interação e as reflexões acerca dos textos propostos. Nesta pesquisa, o aplicativofoi utilizado para auxiliar na execução das atividades e se mostrou um potencial aliado do processo de leitura e de interação, impulsionando a participação dos alunos. A experiência vivenciada na condução e na análise da pesquisaconfirma que as tecnologias digitais mobilizadorasda sociedade globalizada precisam e devem ser aproveitadas nas salas de aulas. E é pensando nessa perspectiva que o aplicativo WhatsAppé utilizado nesta pesquisa enquanto um dispositivo pedagógicopotencializador e facilitador dos processos de leitura e de interação nas aulas de Língua Portuguesa.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES