PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: CLÁUDIA RICARDO DE MACÊDO

DISCENTE: CLÁUDIA RICARDO DE MACÊDO
DATA: 10/04/2017
LOCAL: Campus I - João Pessoa
TÍTULO: LETRAMENTO VISUAL ATRAVÉS DO USA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Inclusão digital, Letramento Visual, Portinari.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este estudo objetiva a desenvolver um projeto didatico com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Jose Pereira de Oliveira, localizada na comunidade rural Sitio Poco de Pedra/PB. Inicialmente, foi aplicado um questionario para investigar o nivel de conhecimento sobre uso de computadores, internet e obras de arte do pintor Candido Portinari. Nessa perspectiva, foi realizada uma intervencao com o objetivo de propiciar a inclusao digital e o letramento visual desses estudantes. Toda a metodologia seguiu em formatacoes de aulas praticas utilizando o laboratorio de informatica e alguns exemplares das obras de Portinari, referentes as tematicas “brinquedos e brincadeiras” e “trabalho e trabalhadores do campo”, atraves das quais se seguiram as analises das telas, apresentacoes orais, producoes textuais, formacao de portfolio individual, com a producao textual desenvolvida durante a realizacao do projeto. As aulas foram realizadas em 20 dias, com atividades praticas, ludicas, e caracterizadas por procedimentos de utilizacao das tecnologias de informacao e comunicacao, como caminho para o letramento visual. Diante dos dados coletados e analisados, conclui-se que toda a metodologia planejada foi realizada e que todas as atividades asseguraram-se em objetivos, e que os eixos de aprendizagem, tanto o oral, como o escrito, foram importantes para desenvolver a inclusao digital e o letramento visual. Este estudo diagnosticou que os alunos da referida escola tem potencial para o desenvolvimento de varias atividades, na perspectiva digital e visual, tendo em vista a presenca de recursos humanos e materiais que precisam ser aproveitados para desenvolver as habilidades de letramentos na escola. Os resultados apresentados neste projeto de intervencao podem ajudar a assimilar as potencialidades dos sujeitos sociais incluidos nessa pesquisa, assim como tambem servirao como base para novos estudos.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL