PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLINE CAVALCANTI TOSCANO DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLINE CAVALCANTI TOSCANO DE BRITO
DATA: 25/09/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório NEPBIO - CCS/UFPB
TÍTULO: - TÍTULO DO PROJETO DA TESE: MICROPARTÍCULAS COM CLOREXIDINA: CARACTERIZAÇÃO, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA CONTRA MICRORGANISMOS DA OROFARINGE E DESENVOLVIMENTO DE POMADA ORABASE. - TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADAE ANTIMICROBIANA E ANTI-INFLAMATÓRIA DE POMADA ORABASE COM DIGLUCONATO DE CLOREXIDINA E TRIANCINOLONA ACETONIDA.
PALAVRAS-CHAVES: Lesão ulcerativa traumática; estomatite aftosa recorrente; digluconato de clorexidina; triancinolona acetonida; orabase.
PÁGINAS: 52
RESUMO: Introdução - As lesões ulcerativas são comuns na cavidade bucal, sendo normalmente associadas a dor e ao desconforto do paciente. Dentre as lesões ulcerativas orais, as úlceras agudas são as mais comuns e são representadas principalmente pela úlcera traumática e a estomatite aftosa recorrente, tendo etiologias diferentes, de forma que o diagnóstico diferencial é importante para o sucesso no tratamento. Para o tratamento dessas lesões os principais medicamentos utilizados são os anti-inflamatórios corticosteroides e os antissépticos, cujo objetivo é o alívio da dor e a diminuição do tempo de cicatrização da lesão. A pomada orabase é uma forma farmacêutica indicada para esses tipos de lesões por serem veículo do princípio ativo, e se adere a mucosa oral proporcionando uma cobertura protetora que funciona temporariamente no alívio da sintomatologia dolorosa. Objetivos - Desenvolver e avaliar in vitro e in vivo a atividade antimicrobiana e anti-inflamatória de pomada orabase com digluconato de clorexidina e triancinolona acetonida. Metodologia - O estudo tem caráter experimental com preparo da pomada orabase com incorporação associada de digluconato de clorexidina 0,12% e triancinolona acetonida 0,1%, seguido de estudos laboratoriais farmacológicos de compatibilidade entre excipientes e princípios ativos, estabilidade e análise de pH, e estudos microbiológicos da atividade antimicrobiana. Pretende-se realizar testes da atividade cicatricial e toxicidade tecidual em animais, e estudos clínicos fase I para análise da segurança de uso e características organolépticas, e fase II para avaliação da atividade cicatricial em pacientes portadores de lesões ulcerativas traumáticas e aftosas recorrentes. Resultados esperados – Espera-se que a pomada orabase preparada apresente bons resultados pré-clínicos farmacológicos, microbiológicos e toxicológicos, para em sequência ser constatado resultados satisfatórios nos estudos clínicos fase I e II com associação de atividade anti-inflamatória e antimicrobiana em uma única forma farmacêutica para o tratamento dessas lesões ulcerativas na cavidade bucal.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA
Externo ao Programa - 1859125 - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN