PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LARISSA RODRIGUES BERNARDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA RODRIGUES BERNARDO
DATA: 16/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO MECANISMO DE AÇÃO DA MILONINA NO MODELO MURINO DE LESÃO PULMONAR AGUDA E SEU ESTUDO FARMACOCINÉTICO IN SILICO.
PALAVRAS-CHAVES: Alcaloide morfinâmico, lesão pulmonar aguda, camundongos BALB/c, kinases, imunomodulação, estudos in silico.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A lesão pulmonar aguda (LPA) é uma patologia de origem inflamatória com infiltrado de neutrófilos, lesão da barreira alvéolo-capilar, produção de citocinas levando a insuficiência respiratória aguda. A complexidade dos eventos fisiológico/imunológico, dificulta o desenvolvimento de uma farmacoterapia efetiva. Assim, estratégias terapêuticas que promovam a resolução da inflamação vêm sendo desenvolvidas, tendo os produtos naturais como fontes de novas moléculas anti-inflamatórias. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar o potencial anti-inflamatório da milonina, alcaloide morfinâmico de Cissampelos sympodialis Eichl (Menispermaceae) no modelo murino a LPA. Para tal, camundongos BALB/c foram desafiados com lipopolissacarídeo (LPS) e tratados com milonina (2,0 mg/kg). Vinte e quatro horas após o desafio, os animais foram eutanasiados, e o lavado broncoalveolar (BAL), sangue e pulmões foram coletados para as análises celulares e moleculares. Para a predição de alvos moleculares e perfil farmacocinético, foi realizado estudos in silico. O tratamento com a milonina inibiu a migração de células inflamatórias para o pulmão, principalmente de neutrófilos, reduziu o exsudato proteico, edema pulmonar, e as citocinas, IL-1β, IL-6 e TNF-α no BAL, entretanto, apenas a IL-6 foi reduzida a nível sistêmico. As alterações histológicas foram atenuadas com o tratamento com a milonina, com redução de leucócitos e manutenção da arquitetura bronquicoalveolar, confirmadas por dados morfométricos. O efeito anti-inflamatório da milonina está associado à inibição da kinase B (ou Akt) e do fator nuclear κB (NFκB). Estudos in silico de docking molecular mostraram que o alcaloide apresentou energia de ligação de -43.96 kcal/mol e formou interações hidrofóbicas com os aminoácidos Ile124 e Phe126 no receptor MD-2 associado ao receptor Toll Like-4. O alcaloide apresentou um promissor perfil ADMET (absorção, distribuição, metabolismo, excreção e toxicidade) relacionado aos parâmetros farmacocinéticos de segurança e boa disponibilidade. Portanto, a milonina apresentou efeito imunomodulador no processo inflamatório da lesão pulmonar aguda associado a fatores reguladores dos genes de citocinas inflamatórias, bem como uma farmacocinética com boa segurança e disponibilidade colocando-a como uma potencial molécula para o tratamento da inflamação pulmonar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 067.330.964-98 - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO - UFPB
Externo à Instituição - GLAUCIA VERISSIMO FAHEINA MARTINS
Externo à Instituição - JANEUSA TRINDADE DE SOUTO
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM
Interno - 6336328 - REINALDO NOBREGA DE ALMEIDA