PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: SONALY DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONALY DE LIMA SILVA
DATA: 10/02/2023
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: COMPARAÇÃO DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE ORÉGANO E TOMILHO CONTRA CEPAS DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE E INCORPORAÇÃO EM MEMBRANAS DE QUITOSANA PARA O TRATAMENTO DE LESÕES POR PRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Biomaterial; Farmacologia; Fitoterapia; Microbiologia; Produtos naturais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As bactérias podem ser a causa inicial de determinadas patologias como também um agente secundário responsável pelo desenvolvimento de complicações à exemplo as infecções das lesões por pressão. E o uso exacerbado de antimicrobianos para o tratamento dessas lesões pode contribuir para a seleção de novas cepas bacterianas resistentes aos antimicrobianos tradicionais. Dessa forma, foi comparado o potencial antibacteriano do óleo essencial de orégano (OEO) com o do óleo essencial de tomilho (OET) sobre cepas de Klebsiella pneumonie, além de incorporá-los em membranas de quitosana do tipo scaffolds, para o tratamento de lesões por pressão. Para tal, foi determinada a composição química dos óleos essenciais (OEs), por meio da Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectrometria de Massas (CG-EM), bem como a Concentração Inibitória Mínima (CIM), a Concentração Bactericida Mínima (CBM) por micro diluição em caldo Mueller Hinton, e a Concentração Mínima de Aderência (CIMA), com o uso de tubos de ensaio. Já, voltando-se para o uso combinado dos OEs com antimicrobianos, foi desenvolvido o estudo de associação, pelo método de disco de infusão. Por fim e posteriormente a realização da análise isolada e comparativa dos óleos, foram desenvolvidas membranas de quitosana, do tipo scaffolds, incorporadas com esses OEs. Seguidamente a confecção das membranas, realizou-se a análise quanto a estrutura química, física e biológica, mediante a Microscopia ótica (MO), a Espectroscopia na Região do Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), a Termogravimetria (TGA), ao Grau de Intumescimento (GI) e a biodegradação enzimática. Dessa maneira, obteve-se como compostos majoritários dos OES - o carvacrol, o para cimeno e o timol. Para o OEO foi verificada uma CIM50 de 128μg/mL e CBM entre 512 μg/mL - 256 μg/m. Enquanto para o OET, foi observada uma CIM50 de 256μg/mL e CBM de 256 μg/mL para maioria das cepas testadas. Com relação a capacidade de inibição da formação de biofilme nem o OEO, como também o OET e nem o digluconato de clorexidina 0,12% foram capazes. Para o estudo de associação foi observado um sinergismo dos dois OEs com a ampicilina e com a gentamicina. No que se refere à caracterização das membranas/scaffolds, observou-se pela MO uma estrutura porosa e superfície homogênea. Enquanto no ensaio de FTIR foi possível confirmar a incorporação dos OEs na membrana de quitosana. Os resultados de TGA apontam que não houve alteração da temperatura para início das perdas de massa pelas membranas isoladas, como também, para as incorporadas com OEs. Todas as membranas apresentaram grau de intumescimento elevado. No que se refere ao ensaio de Biodegradação, observou-se que as amostras submersas em lisozima apresentaram uma maior perda de massa. Assim, conclui-se que os OEs apresentam ação antimicrobiana sobre as cepas de Klebsiella pneumoniae e quando incorporados em membranas/ scaffolds de quitosana representam uma promissora modalidade terapêutica para futuro tratamento de lesões por pressão.
Presidente - 067.330.964-98 - ABRAHAO ALVES DE OLIVEIRA FILHO - UFPB
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA