PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA BORGES DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA BORGES DE ANDRADE
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Sala de reunião
TÍTULO: #UmaPorUma: o jornalismo multiplataforma como voz para as mulheres assassinadas em Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: ​convergência; multiplataforma; jornalismo; #UmaPorUma.
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira o #UmaPorUma,projeto do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) que mapeia as mulheres assassinadas em Pernambuco no período de um ano – janeiro 2018 a janeiro 2019 - e conta a história de cada uma delas, utiliza as estratégias multiplataforma para dar voz à essas vítimas. A hipótese levantada é a de que o projeto auxilia a combater a desinformação no Estado. Para alcançar o objetivo proposto, faremos uma observação sistemática do material publicado em todas as plataformas que compõem o #UmaPorUma - site, televisão, rádio e impresso, além do Facebook. Utilizamos na nossa base teórica autores como García Avilés (2006), Salaverría e Negredo (2008), Jenkins (2009) e Barbosa (2013).O trabalho será baseado nas pesquisas bibliográficas e de campo, com observação direta e realização de entrevistas semi-estruturadas com repórteres e editores do projeto. Os resultados preliminares apontam que o #UmaPorUma tem cumprido papel social.
Externo à Instituição - ANTONIO SIMOES MENEZES
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA