PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MARIA CRISTINA DIAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CRISTINA DIAS DA SILVA
DATA: 05/11/2019
HORA: 09:30
LOCAL: SALA DE REUNIÃO CCTA
TÍTULO: A AUDIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TELEJORNALISMO - Como aumentar o engajamento do telespectador
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Telejornalismo; Cultura Participativa; Engajamento; Design Audiovisual.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Objetivamos nesta pesquisa mostrar a necessidade de estimular, facilitar e aumentar o engajamento da audiência do telejornal JPB1, com alternativa para aumentar o conhecimento que os jornalistas têm dessa audiência. Nossa hipótese é que consigamos entender melhor o que pensa e o que quer essa audiência, através de uma ferramenta própria, desenvolvida para o telejornal. Essa ferramenta é um aplicativo que facilitará, estimulará e aumentará o engajamento do telespectador, inclusive em tempo real. Desenvolvemos o protótipo desse aplicativo e testamos ele junto à audiência do JPB1. Análises também foram feitas junto aos jornalistas que fazem esse telejornal. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de McQuail (1997 e 2003), Vizeu (2005) e Mesquita (2014), sobre audiência. Já dentro da cultura participativa, destacamos os modelos de comunicação de aderência e propagável ou propagabilidade (JENKINS, FORD e GREEN, 2014). Para chegarmos ao produto audiovisual interativo que propomos, utilizamos o modelo de aplicação do Design Audiovisual, um processo metodológico-analítico desenvolvido a partir da intersecção entre teorias de Interação Humano-Computador e Estudos de Audiência (BECKER, GAMBARO, RAMOS e BEZERRA, 2018). Utilizamos técnicas de observação participante, entrevista em profundidade e análise de conteúdo no WhattsApp da TV Cabo Branco, através da qual constatamos falhas no trabalho de aproximar o telespectador do telejornal. Através dessas pesquisas, constatamos que o telejornal JPB1 tem engajamento com a audiência, porém é limitado. Constatamos também que o uso das mensagens enviadas pela audiência do JPB1 é precário. A pesquisa para testar a eficácia do protótipo do JPB1 indica que ele pode ter aceitação do telespectador, bem como atingir seu objetivo de facilitar, estimular e aumentar o engajamento da audiência com o telejornal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 336290 - JOSE DAVID CAMPOS FERNANDES
Externo ao Programa - 2461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Presidente - 1456438 - VALDECIR BECKER