PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: JOSÉ NUNES VIEIRA NETO

DISCENTE: JOSÉ NUNES VIEIRA NETO
DATA: 21/05/2020
LOCAL: https://join.skype.com/qtcOZpmh8ZnC
TÍTULO: PERFIL DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO EXIBIDO PELO GLOBO ESPORTE PARAÍBA, DA TV CABO BRANCO
PALAVRAS-CHAVES: Televisão; Jornalismo Esportivo; Valores-notícia. Globo Esporte Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
RESUMO: Esse trabalho aborda o jornalismo esportivo da TV Cabo Branco, analisando o material jornalístico produzido pelo Globo Esporte Paraíba. O objetivo é fazer um perfil do conteúdo jornalístico deste programa de televisão, tendo como base elementos das teorias do jornalismo e os valores-notícia adotados na escolha dos diferentes formatos exibidos. Para isso, analisamos os conteúdos veiculados no mês de agosto de 2019. Para a realização dessa fase foram utilizadas, como metodologia: observações e entrevistas semi-estruturadas e estruturadas com profissionais envolvidos no processo de produção, além de análise de conteúdo. Frente ao exposto é possível concluir que a produção de notícias do Globo Esporte, da TV Cabo Branco, está seguindo um modelo longevo e ainda muito em uso no País, principalmente no Globo Esporte da rede, que é direcionar, em sua maioria, a produção de material relacionada ao universo do futebol e dividir o restante do tempo para os demais esportes. Há também um esforço de buscar nas pautas temas curiosos, marcas importantes, situações inusitadas, características também herdadas do Globo Esporte nacional.
Presidente - 3063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO