PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de DEFESA: MOANA DUARTE LOPES

DISCENTE: MOANA DUARTE LOPES
DATA: 20/08/2020
LOCAL: Videoconferência - Google Meet
TÍTULO: APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS NA OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA COM A UTILIZAÇÃO DE CONTROLES LIDs - LOW IMPACT DEVELOPMENT
PALAVRAS-CHAVES: modelagem hidrológica, SWMM, otimização multiobjetivo, Algoritmos Genético, LIDs.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO: Elevadas taxas de impermeabilização do solo, intensificadas pela urbanização, vêm contribuindo fortemente para a ocorrência de alagamentos e inundações ao redor do mundo. De forma a mitigar esses impactos, as técnicas de Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID) buscam preservar as condições hidrológicas de uma bacia próximas àquelas de pré-urbanização a partir do uso de sistemas de controles distribuídos. Porém, a utilização dessas técnicas está associada a diversos desafios de planejamento, incluindo o dimensionamento das estruturas de controle, devido a grandes quantidades de variáveis envolvidas e à necessidade de atender a múltiplos objetivos simultaneamente. Neste contexto, a aplicação de modelos de simulação hidrológica integrados a técnicas de otimização vem sendo recentemente explorada como uma maneira de auxiliar no planejamento desses cenários. Esse trabalho se propôs a verificar a aplicabilidade de uma adaptação do Algoritmo Genético NSGA-II, junto ao modelo hidrológico SWMM, para subsidiar o dimensionamento ótimo de cenários LIDs, buscando reduções do escoamento superficial e dos custos de implantação e manutenção para diferentes tempos de retorno. Os cenários consideraram a implementação de pavimentos permeáveis, telhados verdes e células de biorretenção de forma individual e combinada. Os resultados mostraram que o modelo foi capaz de encontrar uma grande variedade de soluções ótimas para diversos níveis de redução do escoamento superficial, a diferentes custos associados, para todos os casos avaliados. Cada cenário apresentou diferentes relações de custo-eficiência entre as soluções ótimas obtidas e de trade-off entre as funções objetivo definidas, de acordo com as limitações e potencialidades dos LIDs utilizados e da complexidade envolvida no cenário. Com relação à aplicabilidade do modelo como método de dimensionamento das estruturas de controle, percebeu-se que diversas soluções ótimas apresentaram espessuras das camadas de substrato e armazenamento superdimensionadas e que o modelo apresentou dificuldades em considerar áreas iguais a zero em todos os cenários. Neste sentido, sugeriu-se maneiras de aperfeiçoar o modelo buscando contornar esses problemas. Por fim, para os parâmetros de projeto definidos, a inclusão ou exclusão dos custos de manutenção na otimização não alterou de forma significativa a configuração geral das soluções ótimas. No entanto, a importância desses custos não deve ser subestimada pois pode levar a prejuízos econômicos bastante graves.
Interno - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Presidente - 1552691 - GUSTAVO BARBOSA LIMA SILVA