PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JUDIVAN CELESTINO DE SOUSA
DATA: 15/09/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/ago-hsxa-uea)
TÍTULO: EFEITO DA RESOLUÇÃO ESPACIAL NA SIMULAÇÃO HIDROLÓGICA COM O MODELO HIDROPIXEL
PALAVRAS-CHAVES: modelagem hidrológica distribuída; modelo chuva-vazão; resolução espacial; reamostragem de dados.
RESUMO: A modelagem hidrológica é uma ferramenta essencial para análise de fenômenos hidrológicos, como a frequência e magnitude de enchentes, dimensionamento de obras hídricas, análises de aspectos relacionados às bacias hidrográficas, etc. Outro uso comum de um modelo é o de estimar a resposta hidrológica de uma bacia a partir de um evento de precipitação, sendo esse tipo chamado de modelo chuva-vazão. Dentre os modelos existentes, destacam-se os modelos distribuídos, que conseguem representar a variabilidade espacial dos dados (ex.: topografia, tipo de solo, precipitação, etc.) da área a ser considerada na modelagem. A utilização do sensoriamento remoto tem sido fundamental para adequada discretização espacial das áreas modeladas, ao passo que fornece e incorpora dados de diversas resoluções espaciais disponíveis ao processo de modelagem. Contudo, a atribuição de uma resolução espacial em uma dada aplicação é um processo árduo. O uso de resoluções finas na modelagem hidrológica distribuída acarreta custosos trabalhos de aquisição de dados, processamento e armazenamento; enquanto o uso de resoluções mais grosseiras atenua tais problemas, mas a abordagem distribuída pode ser prejudicada, levando a modelagem a resultados não apropriados. Diante disso, torna-se necessário o estudo do uso de resoluções em modelos hidrológicos. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da resolução espacial na modelagem distribuída chuva-vazão a partir do modelo Hidropixel. A área de estudo é a Bacia Hidrográfica do Alto Medway (250 km²), localizada no sudeste da Inglaterra. Para isso, serão aplicadas à bacia duas abordagens do Hidropixel desenvolvidas por Lima (2021) – Hidropixel TUH+ e Hidropixel DLR –, utilizando dados com resolução espacial de 30, 50, 90, 250, 500 e 1000m obtidos através de reamostragem. Também foram aplicadas métricas para avaliação do efeito da resolução espacial nos atributos topográficos e nos produtos processados a partir do Modelo Digital de Elevação. Com a degradação dos pixels dos dados, observou-se uma redução na amplitude altimétrica da bacia, onde os valores máximos foram atenuados devido ao processo de reamostragem, além da substancial mudança de perfis topográficos da bacia e ao longo do rio principal. A rede de drenagem foi encurtada em até 12% nas resoluções mais degradadas, além da delimitação bacia apresentar erros que aumentam progressivamente com o tamanho do pixel, sendo observado um erro de omissão de áreas de 9.56% e um erro relativo de -16.74% na delimitação da área da bacia para a resolução de 1000m.
Presidente - 1667263 - ADRIANO ROLIM DA PAZ
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA