PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECAM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDA KAROLINE VIDERES FERRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELDA KAROLINE VIDERES FERRAZ
DATA: 22/09/2021
LOCAL: Videoconferência (https://meet.google.com/iar-mmcz-xqy?hs=224)
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE O COEFICIENTE DE EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA E INDICADORES DE VIABILIDADE ECONÔMICA EM SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Indicadores econômicos, captação de água pluvial, eficiência de reservatórios.
RESUMO: A utilização de sistemas de captação de água pluvial é relevante em todo o mundo, para isso, são necessários estudos tanto técnicos e ambientais quanto econômicos, de modo a implantar um sistema que seja viável. A escolha do reservatório constitui parte fundamental na concepção do projeto de um sistema de captação de água de chuva, por ser um dos itens mais onerosos, e seu correto dimensionamento é o principal fator a influenciar na confiabilidade do sistema. O Coeficiente de Eficiência Volumétrica (CEV) é definido como o quociente entre o volume de água de chuva que se pode aproveitar em um ciclo anual e o volume do reservatório e tem como finalidade a identificação da eficiência de um volume unitário do reservatório em aproveitar água de chuva ao longo de um ciclo anual. O presente trabalho tem como objetivo delinear modelos matemáticos que relacionem o CEV a indicadores de viabilidade econômica em sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva em edificações residenciais. O estudo foi realizado em 6 cidades brasileiras, sendo elas Cuiabá – MT, Feira de Santana – BA, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Recife – PE e São Paulo – SP. Foi realizado o estudo orçamentário da implantação do sistema de captação de águas pluviais em residências nas cidades para diferentes volumes de reservatório, áreas de captação, padrões socioeconômicos, tarifas de água e taxas de juros, para posterior avaliação econômica através dos indicadores de VPL, B/C e C/B e então foi relacionado esses indicadores com os CEVs das cidades. Observou-se que o valor da tarifa de água cobrada pelas concessionárias de abastecimento e a taxa de juros aplicada são variáveis sensíveis ao estudo da viabilidade econômica. A cidade de Manaus foi a que obteve maior número de cenários economicamente viáveis, enquanto que Feira de Santana obteve o menor número de cenários economicamente viáveis. O valor mínimo de CEV para que o sistema seja economicamente viável variou entre 3,92 e 153,66 dependendo das variáveis aplicadas. O CEV guarda forte relação com os indicadores econômicos, indicando que de fato quanto maior o valor do CEV maior será a viabilidade do sistema de captação.
Externo à Instituição - CARLOS DE OLIVEIRA GALVAO
Interno - 1550262 - CRISTIANO DAS NEVES ALMEIDA