PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: JESSICA GOMES MOTA

DISCENTE: JESSICA GOMES MOTA
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Defesa realizada de forma remota
TÍTULO: Adesão às recomendações deatividade física, comportamento sedentárioe duração de sono em pré-escolares: associações com as habilidades motoras fundamentais.
PALAVRAS-CHAVES: atividade física. Comportamento sedentário. Duração de sono. Habilidades motoras fundamentais. Pré-escolares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Introdução: os comportamentos do movimento integrado que compõem às 24 horas diárias são evidenciados nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em que crianças tenham um tempo adequado em atividades físicas, pouca exposição a entretenimentos baseados em tela e boas horas de sono. Tais comportamentos coexistem e repercutem simultaneamente na saúde e bem-estar de pré-escolares. A adesão da atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono podem se relacionar à aquisição das habilidades motoras fundamentais (HMF). Considerando o desenvolvimento HMF como um processo dinâmico e reciproco através do envolvimento em atividade física na primeira infância. Objetivo: analisar as possíveis associações entre o comportamento integrado (atividade física, comportamento sedentário e duração do sono) de movimento e as HMF em pré-escolares. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa com caráter descritivo, correlacional e de delineamento transversal. A amostra foi constituída por crianças de ambos os sexos (78 meninos) com idades entre três e cinco anos (4.47 ± 0.78), de seis Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs) do município de João Pessoa-PB (Brasil). A AF e o CS foram avaliados através de acelerometria (Actigraph, model WGT3-X, Florida) e as HMF através do Test of Gross Motor Development-2 (TGMD-2, ULRICH, 2000). O tempo de tela e a duração do sono foram mensurados através de entrevista com os pais/responsáveis das crianças. Foram realizadas análises descritivas e a associação entre os comportamentos do movimento e as HMF através de análise composicional no software R (R Core Team, versão 3.6.1, 2019). Como também, as frequências de adesão/ não adesão, comparação de médias (teste-t independente) e as associações dos comportamentos do movimento estratificadas por sexo (qui-quadrado) foram realizadas no o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS versão 25.0). RESULTADOS: as crianças apresentaram uma média de 230min/dia de atividade física total, 14 min/dia de AFMV e baixos escores de HMF para idade e sexo. Os meninos apresentam maiores escores nas habilidades de controle de objetos quando comparados às meninas (p=0,03). Nenhuma criança aderiu aos três comportamentos do movimento simultaneamente dentro do período de 24 horas. O tempo gasto no comportamento AFMV foi o que apresentou menor co-dependência dentro da composição do dia. Quando considerados como uma composição, as 24 horas do movimento previram significativamente o escore de locomoção (P <0,0001; r2 = 0,31), de controle de objetos (P <0,0001; r2 = 0,19) e o escore total de HMF (P <0,0001; r2 = 0,35), mesmo após ajustes para sexo, idade e IMC. CONCLUSÃO: Observou-se que quando ajustados para idade, IMC e sexo, os comportamentos de 24 horas, em análise composicional, previram significativamente as HMF. Não houve diferenças significativas entre a adesão/não adesão aos diferentes comportamentos do movimento e o sexo. Os meninos apresentaram maiores escores nas habilidades de controle de objeto quando comparados às meninas.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Interno - 1228470 - MARIA DO SOCORRO BRASILEIRO SANTOS