PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: SAMARA QUEIROZ DO NASCIMENTO FLORÊNCIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA QUEIROZ DO NASCIMENTO FLORÊNCIO
DATA: 27/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/zot-fsvq-viz
TÍTULO: CONFIGURAÇÕES DOCENTES: BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Educação Física. Ensino. Saúde. Bem-estar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMONossa pesquisa reconhece que o cenário educacionalé desfavorável ao trabalho do professor e ao aumento do número de profissionaisdessa área que adoecem, por isso a necessidade deampliaras discussõessobre o bem-estar docente. Para abordar esse assunto, partimos daseguinte indagação: Quais relações podem ser estabelecidas entre os modosde praticar adocênciae as experiências de bem-estar nas situações educativas? Nessa perspectiva, oobjetivo da pesquisa foi de desvelar as diferentes configurações do professor de Educação Física na situação educativa e suas relações com o bem-estar. Ancoramos nosso olhar metodológico na fenomenologia existencial eevocamos comosujeitos da pesquisa trêsprofessores colaboradoresde Educação Física que lecionam no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa-PB e 355 alunos em situação de aula. Para produção dos dados, utilizamos a técnica da observação nãoparticipante, além de umroteiro de observação, do caderno de campo,registros imagéticos (fotografia e filmagem das aulas), a narrativaautobiográficae questionárioscom roteiro de questões abertas.Nabusca por desvelar a atmosfera –a configuração docentena situação de movimento-recorremos à Semióticaescrituralda Pedagogia da Corporeidade, em sua esfera analítica.Nossas análises indicaram que uma ambiência de bem-estar é construída na interação coletiva dos docentes e dos alunos, do conhecimento abordado e do meio em que se vivencia o processo. Temos evidenciado que, embora não seja o docente o único responsável porpromoverbem-estar, sua corporeidade, observadospelas enunciaçõesgestuais, posturais e espaciais, são influenciadores significativosnaprodução e promoção de zonas de bem-estar.As zonas de corporeidadeem que mais se produziubem-estar estiveram associadas aestados deconfigurações docentes mais incentivadores, primorosos, comunicativos, gestualmente dialógicos, amorosos, brincantes, alegres, cuidadosos, criativosedesbravadoresconfluindo parauma configuração docente salutar.Quanto menos envolvimento e modulações de bem-estar dos professores, menosinteraçãoe bem-estar foram percebidos nos alunos na zona comunicativa, e quanto mais envolvimento e suporte afetivo docente na zona de corporeidade, mais participação dos alunos e mais situações de movimento comconfigurações de bem-estar.
Externo à Instituição - FABIANO BOSSLE
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA