PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: ARTHUR OLIVEIRA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 09/12/2021
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/88067533865?pwd=NER3YmhFdHE1ZnBLWXFuYk9lcWFEQT09
TÍTULO: Períodos do dia em exposição a doses de atividade física moderada a vigorosa e indicadores do perfil lipídico em adolescentes: um estudo longitudinal
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Atividade motora; Adolescência; Dislipidemia; Fatores de risco.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Autor: Arthur Oliveira Barbosa Orientador: José Cazuza de Farias Júnior RESUMO A associação da atividade física (AF) praticada em condições de vida real com indicadores do perfil lipídico em adolescentes tem se mostrado nula ou inconsistente. Isso pode ser decorrente da ênfase na análise do volume total de atividade física de intensidade moderada a vigorosa (AFMV), desconsiderando as diferentes formas que adolescentes podem estar expostos à prática durante o dia. Desse modo, os objetivos deste estudo foram: a) revisar sistematicamente a literatura a respeito da associação entre indicadores de atividade física e do perfil lipídico em adolescentes; e b) analisar a associação entre a quantidade de períodos do dia em exposição a diferentes doses de AFMV e indicadores do perfil lipídico em adolescentes. Para o primeiro objetivo, realizaram-se buscas sistematizadas nas bases de dados: Scopus, Web of Science, PubMed, SciELO e LILACS, em língua inglesa, espanhola e portuguesa, do período de janeiro de 2008 a maio de 2021. No segundo, foi realizado um estudo original com delineamento observacional longitudinal, com quatro anos de seguimento e três pontos de coleta de dados, conduzido com adolescentes de escolas públicas do município de João Pessoa, Paraíba (10 a 13 anos, média 11,6 ± 0,7, 53,5% do sexo feminino, em 2014). O tempo em AFMV e comportamento sedentário (CS) foi mensurado por acelerômetros GT3X+ (ActiGraph). A operacionalização dos períodos de exposição a doses de AFMV foi definida conforme segue: determinação do tempo médio diário de AFMV para cada período do dia – manhã (06:00 às 11:59), tarde (12:00 às 17:59) e noite (18:00 às 23:59); categorização do tempo médio de AFMV em cada período do dia em pratica (Sim = 1) ou não pratica (Não = 0) doses de ≥5, ≥10 ou ≥15 minutos; e somatório das doses e recategorização em exposto a 0, 1 ou ≥2 períodos do dia a doses de ≥5, ≥10 ou ≥15 minutos AFMV. Os indicadores do perfil lipídico foram: colesterol total (CT), triglicerídeos (TG), lipoproteínas de alta densidade (HDL-c) e de baixa densidade (LDL-c), não-HDL-c, razão CT/HDL e TG/HDL. O modelo de Equações de Estimativas Generalizadas foi utilizado para analisar a associação entre a quantidade de períodos do dia em exposição a diferentes doses de AFMV e indicadores do perfil lipídico em adolescentes, ajustados por sexo, idade, classe econômica, cor da pele, horas de sono, ingestão de gordura saturada e fibras, índice de massa corporal, tempo em CS e os valores de base do indicador do perfil lipídico analisado. Nos resultados da revisão sistemática, foram incluídos 79 estudos, 45,6% classificada com qualidade metodológica moderada e 87,3% eram transversais. Houve associação inversa do número de passos com CT; positiva da AF no lazer e atender as recomendações de AF com HDL-c nos estudos transversais. Nos longitudinais, observou-se uma associação positiva entre o tempo de AFMV e HDL-c. No estudo original, maior quantidade de períodos do dia expostos a doses de ≥5 minutos de AFMV foi inversamente associado ao CT, não-HDL-c e TG/HDL-c e a doses de ≥10 e ≥15 minutos a todos os indicadores do perfil lipídico, exceto ao HDL-c. Conclui-se que, que adolescentes mais ativos tendem a apresentar melhores valores de perfil lipídico e que este benefício se estende aqueles que praticam AFMV, mesmo que seja a partir de doses de baixa duração.
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES