PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: ALESANDRA ARAUJO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESANDRA ARAUJO DE SOUZA
DATA: 27/07/2022
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/xuo-zqyu-krf
TÍTULO: COMPORTAMENTOS DE MOVIMENTO E INDICADORES DE OBESIDADE: UM ESTUDO EM PRÉ-ESCOLARES QUE ATENDEM OU NÃO AS RECOMENDAÇÕES DE SONO
PALAVRAS-CHAVES: atividade física, pré-escolares, saúde, determinantes, correlatos, comportamento sedentário.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: INTRODUÇÃO: no último século, crianças de diferentes faixas etárias têm dormido cerca de 0,75 minutos a menos por ano. Em pré-escolares, observa-se que diariamente há um déficit de sono de cerca de meia hora, o que pode implicar em curtas durações do sono tanto nesta, quanto em fases posteriores da vida. De modo preventivo, hábitos de higiene do sono como não estar exposto às telas antes de dormir, manter-se fisicamente ativo e o baixo acúmulo de tempo em comportamento sedentário (CS) diariamente são recomendações para uma duração adequada do sono já nesta faixa etária. Contudo, a literatura aponta resultados controversos, tendo em vistaque pré-escolares considerados fisicamente ativos também são aqueles que dormem menos do que o recomendado. Paralelamente, a relaçãodo sono com o CS, e mais especificamente com o tempo de tela (TT), ainda não é claramente estabelecida. Assim, não se sabe qual a relação entre atividade física (AF) e CS de pré-escolares que dormem ou não o recomendado. Além disso, apesar de adolescentese adultos com curta duração do sono apresentarem maior índice de massa corporal (IMC), esta relação em pré-escolares ainda é desconhecida. Entretanto, se pré-escolares que dormem o adequado ou não já apresentam diferenças ou associações com indicadores deobesidade ainda é algo indefinido. OBJETIVO:analisar as possíveis associações entre AF, CS, e tempo de tela e indicadores de composição corporal de pré-escolares que atendemou não as recomendações de sono. MÉTODOS: estudo transversal, observacional com dados do projeto guarda-chuva Movement’s Cool. Participaram do projeto 272 pré-escolares (138 meninas; 4,5±0,8 anos). A duração do sono (DS) nos dias de semana e fim de semana foi reportada pelos pais por meio de entrevista face a face. Os pré-escolares foram categorizados em: 1) atende às recomendações; 2) não atende às recomendações. O tempo acumulado em AF e CS foi determinado por meio de acelerometria (wGT3x-BT, Actigraph). O TT (smartphone, notebook, computador e televisão) foi reportado pelos pais pormeio de entrevista. Para analisar a composição de movimentos de 24 horas, utilizou-se Análise Composicional; para determinar os padrões de comportamentos de movimento de 24h e a relação com os indicadores de obesidade, utilizou-se Análise de Perfis Latentes e Regressão Linear; para conhecer os caminhos diretos e indiretos entre os comportamentos de 24 horas com o score z de IMC (IMCz), utilizou-se Análise de Redes de Caminho.RESULTADOS: pré-escolares que não atendem às recomendações de sono apresentam umacomposição de movimentos com maior acúmulo de CS (+32 minutos/dia) e AF leve (AFL)(+24 minutos/dia), sendo estas evidências consideradas moderada e forte, respectivamente. Além disso, pré-escolares que não atendem as recomendações de sono e acumulam menos do que 60 minutos de AF moderada a vigorosa (AFMV)apresentam relação positiva com oIMC, enquanto os que atendem possuem relação negativa.A análise não-linear demonstrou que há uma relação negativa entre sono-IMCz aos três anos, porém positiva aos quatro e cinco anos.CONCLUSÃO: pré-escolares que atendemasrecomendações de sono se envolvempor mais tempo em AF diariamente, têmo sono como um fator protetor para o IMC quando não acumulam o tempo adequado em AFMV e, de acordo com a idade, a relação do sono com AF e TT se altera.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Interno - 1228470 - MARIA DO SOCORRO BRASILEIRO SANTOS