PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: STEPHANNEY KAROLINNE MERCER SOUZA FREITAS DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STEPHANNEY KAROLINNE MERCER SOUZA FREITAS DE MOURA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: meet.google.com/nyu-pabi-gjd
TÍTULO: EFEITO DO TREINAMENTO ISOMÉTRICO COM HANDGRIP NA PRESSÃO ARTERIAL E FUNÇÃO AUTONÔMICA EM INDIVÍDUOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL RESISTENTE: Um Ensaio Clínico Randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão refratária, treinamento isométrico, pressão arterial, função autonômica.
RESUMO: A hipertensão resistente é uma condição clínica específica que atinge cerca de 10% dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica, e caracteriza-se pela manutenção de níveis elevados de pressão arterial, mesmo em uso de três ou mais medicamentos anti-hipertensivos, ou sob controle pressórico em terapias com quatro ou mais agentes anti-hipertensivos. Dentre as estratégias terapêuticas com treinamento físico, o treinamento isométrico com handgrip tem se apresentado eficiente para reduzir a pressão arterial, e estas respostas são similares ou até superiores na magnitude de redução pressórica em relação a outras modalidades de treinamento físico. Contudo, mesmo entendendo a relevância do treinamento isométrico com handgrip na redução pressórica e sua importância clínica, ainda não há estudos que tenham avaliado essa intervenção física em hipertensos resistentes. Desta forma, o objetivo deste estudo será avaliar o efeito treinamento isométrico com handgrip sobre a pressão arterial e função autonômica em hipertensos resistentes ao tratamento medicamentoso. Serão avaliados indivíduos com hipertensão arterial resistentes, com idade ≥18 anos que serão alocados em ordem randômica nos grupos treinamento isométrico com handgrip a 30% da contração voluntária máxima (GE) e grupo controle a 3% da contração voluntária máxima (GC). Antes e após 8 semanas do protocolo de treino serão avaliados os desfechos: a PA ambulatorial, a função autonômica e a variabilidade da pressão arterial e da frequência cardíaca. Na análise estatística será testada a normalidade e a homocedasticidade da distribuição dos dados pelos testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. Com isso, para comparação da caracterização da amostra poderão ser usados os testes teste t para amostras independentes ou teste de Mann-Whitney. Para as variáveis dependentes poderão ser usados os testes ANOVA para medidas repetidas e o post hoc de Bonferroni ou os testes de Friedman e Kruskal-Wallis, adepender da normalidade dos dados. Para avaliar os deltas de resposta entre os grupos poderá ser empregado o teste U de Mann-Whitney ou teste t para amostras independentes. Para avaliar a relação entre os desfechos poderão serem empregados os testes de Correlação de Spearman ou Pearson e para todas as análises o nível de significância adotado será p<0,05. Neste estudo será testada a hipótese de que o treinamento isométrico com handgrip será capaz de promover redução da pressão arterial devido à redução da atividade nervosa simpática e melhor controle da pressão arterial. E estas adaptações promoverão redução na disfunção autonômica nos indivíduos com hipertensão arterial resistente ao tratamento medicamentoso.
Externo à Instituição - ADRIANA SARMENTO DE OLIVEIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANDREIA CRISTIANE CARRENHO QUEIROZ