PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: DANIELLE MENEZES DE OLIVEIRA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE MENEZES DE OLIVEIRA GONÇALVES
DATA: 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Link Meet: https://meet.google.com/air-qcrd-cwr
TÍTULO: SIGNIFICADOS DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO BEBÊ
PALAVRAS-CHAVES: Brincar. Bebê. Pedagogia da Corporeidade. Situações de Movimento. Ambiências. Educação Física. Psicologia do Desenvolvimento. Psicanálise Winnicottiana.
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Esta pesquisa compreende o brincar como inerente à formação humana, produtor de sentido e facilitador do desenvolvimento emocional do bebê. Conforme postula a Pedagogia da Corporeidade, o brincar é um tipo de situação de movimento que favorece a linguagem do ser, pois nos leva a uma conduta criativa. Ao sustentar que o brincar do bebê surge a partir do contexto relacional e como resposta às situações que lhe acontecem, além de que as ações dos bebês se entrelaçam aos processos subjetivos, o objetivo geral da pesquisa foi: analisar os significados das situações de movimento brincar para o desenvolvimento emocional do bebê, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos: a) identificar e categorizar as brincadeiras criadas pelos bebês matriculados nos Centros de Referência em Educação Infantil (CREI’s) da rede de ensino do município de João Pessoa/PB; b) analisar, a partir de situações de movimento, como se estabelecem as relações entre professor/cuidador e bebê na rotina dos berçários; c) desvelar as ambiências geradas nas situações de movimento e suas influências no desenvolvimento emocional dos bebês. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, de campo, observação direta e aplicação do método de análise “semiótico escritural”, da Pedagogia da Corporeidade. Durante oito meses, 80 bebês foram observados, entre 06-23 meses, matriculados e adaptados nos berçários dos CREI’s Arthur Belarmino e Roberto Vieira, da rede de ensino do município de João Pessoa/PB. A coleta de dados aconteceu no período de julho/2019 a fevereiro/2020, sendo interrompida devido à pandemia da covid-19. As seguintes técnicas foram utilizadas: observação direta do brincar do bebê, filmagem de 60 horas de gravação, roteiro de observação e diário de campo, por meio da análise das ações dos bebês: interesse, manipulação e desinteresse pelo objeto, bem como das ações dos adultos: segurar, manejar e apresentar. Em relação aos três níveis de sentido: accional, semântico e hermenêutico, encontraram-se 04 tipos de Situações de Movimento (SM), duas partindo dos discentes bebês: SM brincar e SM não brincar, e duas da atividade docente: SM docente favorável e SM docente não favorável. Os resultados apresentam que cada situação de movimento é coordenada por emoções, e o fluir de um domínio de ação a outro expressa as emoções sentidas. A SM não brincar foi mais evidenciada, já que o bebê tem a vontade de brincar, mas nem sempre encontra condições suficientes. A ambiência gerada na SM não brincar foi “tentativa” e “frustração”. Quando o bebê cria situações de movimento brincar, experimenta a fruição; logo, envolvido com o objeto, ou com o próprio corpo, abstrai-se do entorno, entregando-se à ambiência de distração, de satisfação, do envolver-se, enfim, de se usufruir com a experiência de ser e repetir essa experiência quantas vezes quiser. As discussões destacam que experienciar, frequentemente, a ambiência de tentativa e frustração pode resultar em tendências de comportamento reativas, apáticas, pouco criativas. Contudo, se o adulto compreende as linguagens que vão sendo comunicadas pelos bebês por meio de seus códigos e se adequam às necessidades comunicadas, aumentam-se significativamente as possibilidades de conquistar uma rotina com mais ambiências de interesse, entretenimento, concentração e repetição. Isso conduzirá o bebê para um modo de agir mais confiante, inventivo e, assim, favorecerá o amadurecimento emocional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Externo ao Programa - 1746706 - ANDREIA DUTRA ESCARIAO
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - AGUINALDO CESAR SURDI