PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: FELIPE MOREIRA DE JESUS

DISCENTE: FELIPE MOREIRA DE JESUS
DATA: 22/12/2022
LOCAL: Link Meet: meet.google.com/wtg-bjnq-nmw
TÍTULO: Características do ambiente percebido e prática de atividade física em adolescentes: uma análise longitudinal
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física. Adolescentes. Ambiente percebido. Longitudinal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Identificar e compreender as possíveis relaçõesentreatributos do ambiente coma prática de atividade físicaemadolescentes,pode auxiliar no planejamento e desenvolvimento de políticas públicasde promoção da atividade física por meio de modificações no ambiente, disponibilizando mais locais e espaços para atividade física na comunidade. O objetivo do presente estudo foi analisar de forma longitudinal a relação entre as características do ambiente percebido e o tempo de prática em diferentes grupos de atividadesfísicasem adolescentes do município de João Pessoa, Paraíba. Estudo observacional longitudinal, com quatro anos de duração(2014 a 2017) e três ondas de coletas dados, sendo uma por ano.A população alvo foi composta por adolescentes de 10 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. A seleção da amostra foi probabilística por conglomerado, em estágio único, sendo a escola a unidade amostral. A atividade física foi mensurada por meio do Questionário de Atividade Física para Adolescentes (QAFA). A escala do ambiente percebido, foi composta por 16 itens, distribuída em três dimensões: 1) acessibilidade e disponibilidade de locais para a prática de atividade física (8 itens); 2) segurança no trânsito (3 itens); 3) segurança urbana (5 itens). Para associar as características do ambiente aos grupos de atividadesde recreação, esportes, exercícios físicos e atividades de deslocamentoao longo dos anosde estudo, foi utilizado as equações de estimativas generalizadas (GEE). No ano basedo estudo (2014), a maioria dos adolescentes eram do sexo feminino (54,5%), média de idade 11,7 ± 0,7 anos. Ao longo dos anos, houve uma tendência linear de redução no tempo médio de prática de esportes, recreação e deslocamento, exceto para os exercícios físicos etendência linear de aumento no escore de acessibilidade e disponibilidade de locais, segurança urbana e segurança no trânsito ao longo dos anos de estudo. Houve associação positiva entre o escore de acessibilidade e disponibilidade de locaiscom o tempo de prática de esportes (β= 2,61; IC95% 1,37; 3,85) e exercício físico (β= 0,68; IC95% 0,12; 1,24) e associação inversa com o tempo de prática de deslocamento ativo (β= -1,30; IC95% -2,36; -0,24).Conclui-se que adolescentes que residiam em bairros com mais locais para prática de atividade física e menor distância de sua residência, eram fisicamente mais ativos por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Entretanto, eram fisicamente menos ativos por meio da prática de atividades de deslocamento.
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR
Interno - 032.732.114-82 - RAFAEL MIRANDA TASSITANO - UFRPE