PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAVI CIRILO TARGINO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAVI CIRILO TARGINO DE ARAÚJO
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google meet.google.com/hzn-icri-oew
TÍTULO: Efeito agudo dos exercícios supino e agachamento executados em intensidade e velocidade controlada sobre o custo energético, frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço, tempo de fadiga e número de repetições máximas.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: treinamento de força; consumo de oxigênio; percepção subjetiva de esforço, número de repetições, tempo de fadiga.
PÁGINAS: 60
RESUMO: RESUMO O objetivo deste estudo será comparar o efeito agudo do exercício supino com o agachamento, executados na mesma intensidade (80% de 1RM) e velocidade controlada (52 toques por minutos), sobre o consumo de oxigênio durante e após (EPOC), percepção subjetiva de esforço (PSE), frequência cardíaca (FC), tempo de fadiga e número de repetições máximas em indivíduos treinados. Materiais e métodos: o estudo transversal, quantitativo, comparativo, utilizará população adulta entre 18 e 30 anos praticantes de musculação há pelo menos 6 meses com uma frequência semanal de treino de pelo menos 3 sessões. Como critério de exclusão não estar usando medicação passível de influenciar a resposta ao esforço, não estar acometido de doenças infecto contagiosas, não serem portadores de doenças crônicas de base, alterações musculoesqueléticas importantes, acidentados graves, paralisia cerebral e doen ças cromossômicas leves, alterações sensoriais. Devem ser capazes de levantar, no mínimo, uma carga equivalente à sua massa corporal no teste de 1-RM Para a realização do estudo, todos os sujeitos da amostra irão deslocar-se para uma sala selecionada para reveber as explicações necessárias e as condições de experimentação. Procedimento de coleta acontecerá em 7 visitas consecutivas. Na primeira visita será realizado o preenchimento de questionários e explanações a respeito do experimento. Serão dadas também as instruções sobre a utilização da Escala OMNI-RES de Percepção Subjetiva de Esforço. Na segunda visita serão mensuradas o metabolismo basal, frequência cardíaca em repouso e as variáveis antropometricas. Na terceira, quarta e quinta visitas, com um intervalo de 24h entre elas, será mensurado o teste de 1RM para os exercícios supino e agachamento. Na sexta e sétima acontecerão os dois protocolos protocolos experimentas um com o exercício supino e outro com o agachamento.. Os exercícios serão executados a 80% de 1RM até a fadiga em uma cadência de execução será de 52 toques/minuto. após um previo aquecimento. Serão mesurados o EPOC, FC, PSE, Tempo de fadiga e número de repetições máximas. Será feito teste de homogenidade da amostra e após a verificação do pressuposto de normalização as comparações serão realizadas pelo teste ANOVA two way com post hoc Schéfee ou análise multivariada com general model linear. O nível de significância será mantido em 5%. A análise de todos os dados será efetuada pelo software de tratamento e análise estatística “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS SCIENCE, CHICAGO, EUA), versão 25,0.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo à Instituição - JEFFERSON DA SILVA NOVAES
Externo à Instituição - RODRIGO RAMALHO ANICETO