PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 29/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA 512
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TESTE DE ASSOCIAÇÃO IMPLÍCITA PARA PREFERÊNCIA DE COMPRA ENTRE PROPAGANDAS COM E SEM APELO SEXUAL
PALAVRAS-CHAVES: Teste de Associação Implícita; Preferência Compra; Estudo de Validação
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: Na contemporaneidade as empresas a nivel mundial enfrentam o grande desafio de construir estrategias de venda para criar valor as suas marcas, assim, utilizam de apelo sexual em suas propagandas para atrair a atencao dos consumidores para os seus bens e servicos. O Teste de Associacao Implicita (TAI) se mostra como uma tentativa de acessar as preferencias dos consumidores por meio do processamento automatico. O estudo teve como objetivo construir e validar um teste de associacao implicita para preferencia de compra entre propagandas com e sem apelo sexual. A amostra foi composta por 60 universitarios, 30 do sexo masculino e 30 do sexo feminino com media de idade 24,77 anos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas, a primeira foi em sala de aula onde os participantes responderam ao questionario sociodemografico, Escala de Rastreamento de dependencia de sexo, Escala de Compra Compulsiva de Richmond e a Escala Visual Analogica para Preferencia de Propaganda (EVAPP). Na segunda etapa foi encaminhado um endereco de uma pagina na internet para realizacao do TAI Preferencia Propaganda (TAIPP) para cada participante, em dois momentos com o intervalo de tempo de uma semana entre as duas medidas. Metade da amostra iniciou o experimento pelos instrumentos explicitos e em seguida realizaram o TAI, e os outros participantes fizeram o inverso. Na condicao de reteste os participantes responderam apenas ao TAI. Foram realizadas correlacoes entre o TAI e os instrumentos utilizados. Verificou-se forte associacao entre as categorias “gosto” e “apelativa” nas condicoes teste e reteste na amostra total, e diferenca entre sexos, com os homens apresentando maior associacao. O TAIPP foi melhor preditor de preferencia do que a EVAPP. Houve correlacao forte positiva nas condicoes de teste e reteste do TAIPP indicando a confiabilidade e validade do instrumento. O TAIPP se mostrou sensivel em captar a preferencia dos consumidores possibilitando a predicao do comportamento de consumo a partir de anuncios apelativos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo ao Programa - 1545488 - NELSIO RODRIGUES DE ABREU
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES