PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAFAELA MARTINS RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MARTINS RODRIGUES
DATA: 20/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 512
TÍTULO: “Analise das habilidades visuoconstrutivas em pessoas com comprometimento Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer”
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades visuo-construtivas Comprometimento Cognitivo Leve; Doença de Alzheimer Leve;
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento
RESUMO: A capacidade de visuoconstrucao diz respeito ao comportamento de unir partes atraves de um comando verbal ou copia com a finalidade de sintetizar um objeto ou entidade. A deterioracao dessa capacidade seja esta no ambito grafomotor ou construcao de objetos em si e chamada de Apraxia Construtiva (AC). Embora o conceito de AC englobe a dificuldade nos dominios grafomotor, construcao bidimensional e tridimensional os estudos realizados ate o momento tem mantido o foco nas habilidades grafomotoras, dado a facilidade de aplicacao e correcao dos testes, sua consequente mensuracao e a sensibilidade ao processo degenerativo. Entretanto, a avaliacao da natureza e severidade AC pode ser melhorada quando as atividades grafomotoras sao eliminadas das atividades construtivas. As atividades de construcao tridimensional raramente sao utilizadas na pratica clinica, embora existam pacientes com lesao focal que falhem em testes de avaliacao bidimensional, mas nao em tridimensional e vice-versa. O presente estudo investigou as habilidades construtivas no processo de envelhecimento em amostra de sujeitos saudaveis (GC), pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e Doenca de Alzheimer (DA). Forma analisados 63 participantes, 21 em cada grupo. Os resultados mostraram que os paciente com DA desempenham significativa pior que os grupos CCL e GC em dotas as medidas utilizadas de visuoconstrucao, com excecao apenas da tarefa dos palitos (bidimensional por copia). O grupo CCL teve um desempenho significativamente mais baixo que o GC nas tarefas tridimensional (ETB) e mental (Jigsaw Puzzles) por comando verbal. A tarefa Tagram, todas as tridimensionais e mentais foram significativas com indices altos de sensibilidade e especificidade para discriminar DA de GC. As tarefas Tangram, ETB, Jigsaw puzzles e quebra-cabecas visuais foram significativas e com altos indices de sensibilidade e especificidade para discriminar DA de CCL. As tarefas ETB e Jigsaw puzzles foram significativas e com altos indices de sensibilidade e especificidade para discriminar CCL de GC. Conclusao. As tarefas construtivas por comando verbal ja estao mais comprometidas que a modalidade copia tanto no CCL como na DA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Externo à Instituição - ROCHELE PAZ FONSECA