PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: VALFRÊDO FELINTO CARDOSO FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALFRÊDO FELINTO CARDOSO FILHO
DATA: 27/06/2019
HORA: 15:00
LOCAL: CCHLA 512
TÍTULO: EVOCAÇÃO DE MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS E ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: regulação emocional, reavaliação cognitiva, supressão expressiva, palavras, memória autobiográfica.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A memoria autobiografica e o tipo de memoria de longo prazo inserida na categoria de memorias declarativas ou memorias explicitas, ao lado das memorias semantica e episodica, se distinguindo destas em termos de suas funcoes, especificidades e regioes corticais. A regulacao emocional refere-se a descricao de estrategias cognitivas utilizadas no manejo das emocoes, no que diz respeito a suas caracteristicas de duracao, intensidade e valencia, frente aos diversos estimulos ambientais com os quais os individuos se deparam no cotidiano. Objetivos:identificar a relacao entre o processo de evocacao da memoria autobiografica e as estrategias de regulacao emocional: reavaliacao cognitiva e supressao emocional. Metodo: o presente estudo visa comparar os resultados dessas relacoes aferidas em duas fases do estudo: a primeira com o uso de estimulacao visual pela apresentacao de palavras isoladas, distribuidas em grupos de valencias positivas, negativas e neutras; a segunda fase, utilizando a estimulacao auditiva atraves da exposicao de narrativas previamente gravadas, concedidas pelos participantes ja na primeira fase do estudo. Na primeira fase serao utilizados como instrumentos, o Inventario Beck de Depressao (BDI), o Inventario Beck de Ansiedade (BAI), o Teste de Memoria Autobiografica (TMA), Self Assessment Manikin, Questionario de Regulacao Emocional (ERQ); ao passo que na segunda fase serao utilizados os instrumentos Questionario de Memoria Autobiografica (QMA) e a Escala de dificuldades de Regulacao Emocional (DRES). Pretende-se identificar e analisar possiveis relacoes entre o processo de evocacao da memoria autobiografica e as estrategias de regulacao emocional, fazendo uma comparacao entre os resultados de dois procedimentos distintos, a partir dos estimulacao visual e auditiva
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Externo ao Programa - 1055744 - SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO