PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA PAULA BENTO TOMAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA PAULA BENTO TOMAZ
DATA: 29/03/2019
LOCAL: 512
TÍTULO: Relações entre apego adulto, relações parentais, eventos estressores precoces e esquemas iniciais desadaptativos em amostra não clínica
PALAVRAS-CHAVES: Relações Parentais, Apego Adulto, Eventos Estressores Precoces; Esquemas Desadaptativos;
RESUMO: Há um crescimento significativo de pesquisas acerca do desenvolvimento humano e dos possíveis fatores que ocasionam psicopatologias, na tentativa de entender o processo pelo qual o apego adulto inseguro se faz presente, tanto em psicopatologias quanto em padrões emocionais negativos. Estudos relacionam os EEP’s, EIDs e o apego adulto, sugerindo uma interação entre o aparecimento de estilos de apego adulto inseguro, e os EEP’s e EID’s. A partir dessa necessidade de vínculo e cuidado, que pode estar relacionado com os EID’s e desenvolver estilos de apego adulto inseguro, o presente estudo, tem o objetivo de verificar se os EEP’s e os EID’s exercem efeito de mediação entre as variáveis de relação parental e apego adulto. Adota-se a hipótese de que será possível observar uma correlação positiva entre a presença de EEPs e EID’s sobre os estilos de apego adulto inseguro e estilos de relação parental. Este estudo caracteriza-se como de natureza transversal, correlacional e quantitativa e terá como amostra 200 estudantes universitários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 30 anos. A coleta de dados ocorrerá em duas etapas. Na primeira, os participantes responderão o questionário sociodemográfico, o Questionário de Traumas na Infância (CTQ) e o Questionário de Esquemas de Young – forma reduzida (YSQ-SF3). Na segunda etapa serão respondidos o Instrumento de Vínculo Parental (PBI) e a Escala de Estilo de Relacionamento (AAS). Os dados obtidos serão tabulados e analisados com auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS 220.0). Após análise dos dados espera-se que as relações sugeridas entre apego adulto, relação parental, EEP’s e EID’s, sejam confirmadas, apontando assim o possível impacto que os relacionamentos parentais na infância e a exposição a eventos estressores podem exercer sobre o desenvolvimento de vulnerabilidades específicas, desregulação emocional e o aparecimento de sintomatologias clínicas. Estes dados podem auxiliar os pais na educação e vínculo com seus filhos; e terapeutas a desenvolver estratégias terapêuticas para o tratamento de pessoas expostas a esse histórico.
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO