PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO FRASSINETTI DELFINO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO FRASSINETTI DELFINO DO NASCIMENTO
DATA: 20/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala da Pós da Pós-Graduação em Psicologia Social
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DE ESTÍMULOS AFETIVOS SOBRE A INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA E PROCESSAMENTO COGNITIVO EM UMA TAREFA DE COMPATIBILIDADE ESTÍMULO-RESPOSTA
PALAVRAS-CHAVES: Affective Spatial Correspondence task; Efeito de Compatibilidade Estímulo-Resposta; Reações de Aproximação e Afastamento; Valência Afetiva.
PÁGINAS: 81
RESUMO: O ser humano é constantemente influenciado por estímulos afetivos. Esses estímulos possuem a capacidade de modular o comportamento, sendo associadas a estímulos positivos as reações de aproximação e aos de carga negativa, as reações de afastamento. A posição espacial do estímulo também possui essa capacidade de modulação, visto que o sujeito tende a apresentar latências motoras menores e respostas mais precisas quando sua ação motora é compatível com a posição espacial do objeto alvo (condição compatível), do que na condição oposta (condição incompatível). O efeito de compatibilidade estímulo-resposta (CER) tem sido exaustivamente estudado nas últimas décadas, bem como as reações do indivíduo a estímulos afetivos. Nesse contexto, Conde, Jakenzo, Fraga-Filho, da Costa, Torro-Alves, Cavallet e Gawryszewski (2011) propuseram um novo protocolo experimental denominado Affective Spatial Correspondence task (AffSCt), na qual um componente emocional (estímulo) é acrescentado a tarefa de compatibilidade espacial. Conde e colaboradores (2011) descobriram que o efeito CER apresentou padrão normal para estímulos positivos, porém, padrão reverso para estímulos negativos. Ou seja, as reações do sujeito foram mais rápidas quando a resposta estava localizada na posição oposta do estímulo negativo. Assim, os resultados foram atribuídos a reações de aproximação e afastamento para os estímulos positivos e negativos, respectivamente. Porém, Proctor (2013) refutou esses achados afirmando que a modulação do efeito CER é resultado de um equívoco no arranjo estatístico, além do protocolo experimental proposto ser apenas uma variação de uma tarefa de regras mistas (Shaf-fer, 1965). Portanto, utilizando o protocolo experimental prosposto por Conde e colaboradores (2011) a presente pesquisa objetiva verificar se diferentes estímulos afetivos (por exemplo, políticos) revertem o efeito CRE ou se o resultado é devido a um equívoco na interpretação dos dados, resultante do arranjo estatístico empregado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Externo à Instituição - ALLAN PABLO DO NASCIMENTO LAMEIRA
Externo à Instituição - ANTÔNIO HUMBERTO P. DA SILVA JR.