PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: ÉMILLE BURITY DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉMILLE BURITY DIAS
DATA: 27/09/2019
LOCAL: Sala 512 - CCHLA - Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Marcos desenvolvimentais das funções executivas
PALAVRAS-CHAVES: função executiva, desenvolvimento, neuropsicologia
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: O presente trabalho trata das funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) na infância, e tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento das funções executivas. Este trabalho foi organizado em três partes, a saber: 1) Considerações teóricas sobre o tema; 2) Desempenho das FEs nos grupos de idade; 3) Análise da estrutura de desenvolvimento das FEs. A amostra foi composta por 120 crianças de ambos os sexos, entre 7 e 11 anos, com idade média de 8,96 anos (dp = 1,42). Sendo 47,5% do sexo masculino. As crianças foram distribuídas em cinco grupos, correspondentes a suas idades, cada grupo com em média 20 crianças. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, matrizes progressivas de Raven, teste de atenção por cancelamento, dígitos ordem direta e indireta, teste de cinco dígitos, teste de trilhas, stroop versão Victória. Foi utilizado o software SPSS para efetuar as análises descritivas (médias, desvios-padrão, frequências, porcentagens) e análise inferencial: teste de correlação de Pearson, Manova, Teste t, e regressão múltipla. Também foi utilizado o Rstudio para execução de análise fatorial confirmatória. Como resultados principais destaca-se que as crianças mais velhas e de anos escolares mais avançados apresentam melhores índices de funções executivas. Sendo a variável que melhor explica o desempenho em funções executivas o ano escolar e a capacidade de atenção seletiva. Entre 7 e 11 anos observa-se estrutura de desenvolvimento bifatorial.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA