PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: CESAR ALVES CARNEIRO

DISCENTE: CESAR ALVES CARNEIRO
DATA: 05/12/2019
LOCAL: Sala 512
TÍTULO: AÇÃO ANTIDEPRESSIVA DO TRANS-ANETOL EM MODELO NÃO-CLÍNICO COM CAMUNDONGOS SWISS FÊMEAS – EFEITO COMPORTAMENTAL E NEUROQUÍMICO
PALAVRAS-CHAVES: Depressão, Estresse Subcrônico Imprevisível, Trans-anetol, Fêmeas, Neuroquímico.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento
RESUMO: A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais crescente dentro da população, possui origem multifatorial e uma das principais características é o humor deprimido. Pesquisas identificaram uma relação entre estresse e depressão. O estresse promove o aumento desenfreado de cortisol que em quantidades elevadas promove alterações estruturais e bioquímicas no Sistema Nervoso Central (SNC) podendo levar ao Transtorno Depressivo Maior (TDM). Devido à complexidade deste transtorno a investigação por novas alternativas de tratamento é constante para se obter o bem-estar dos pacientes. Assim nessa busca por novos tratamentos, as substâncias originárias de plantas aromáticas, principalmente dos óleos essenciais se mostram com diversas atividades biológicas. Dentre esses constituintes o trans-anetol tem se mostrado uma molécula com potencial para essa área com ação antioxidante, anti-inflamatório e ansiolítico. Devido estas atividades, objetivamos investigar se o trans-anetol possui ação antidepressiva sobre camundongos fêmeas adultas submetidas por quatorze dias ao modelo do estresse subcrônico imprevisível (ESI). Após a aplicação foram realizados os testes de suspensão da cauda, borrifagem da sacarose para avaliar a ação antidepressiva e campo aberto para atividade locomotora. Ao final, os animais foram eutanasiados e retirado o hipocampo para análise neuroquímica. O trans-anetol (100, 200 e 300 mg/kg i.p) e a imipramina (15 mg/kg i.p.) foram administradas diariamente, no mesmo horário, durante os últimos sete dias do protocolo. Avaliou-se a variação ponderal dos animais durante o protocolo e se encontrou que os animais nas doses de 200 e 300 mg/kg tiveram perca de peso em comparação ao início do protocolo, além do grupo estresse que teve perca de peso em relação ao não estressado ao final da metodologia. No teste da borrifagem da sacarose as três doses do trans-anetol conseguiram reduzir o tempo de latência, no tempo de autocuidado a dose de 200mg/kg foi superior ao grupo ESI. No teste de suspensão da cauda a latência da imobilidade não diferiu nas doses do trans- anetol, apenas os grupos imipramina e controle diferiram do ESI e, no tempo de imobilidade a dose de 200mg/kg possuiu o melhor resultado diferindo do grupo ESI. No campo aberto, o trans-anetol (100 e 200mg/kg) conseguiu aumentar a quantidade de rearings em relação aos animais estressados; no parâmetro número de cruzamentos a dose de 100mg/kg teve o melhor desempenho; por fim no parâmetro tempo de permanência no centro a dose de 200mg/kg aumentou o tempo em relação ao grupo estresse. Na avaliação neuroquímica, o cortisol foi encontrado em nível elevado no hipocampo dos animais ESI, todas as doses do trans-anetol conseguiram reduzir significativamente seus níveis. Ao quantificar a via serotoninérgica observou-se que o trans-anetol conseguiu reduzir a degradação de serotonina nas doses de 200 e 300mg/kg. Na via dopaminérgica, as melhores doses foram de 100 e 300 mg/kg por não promoveram um aumento da degradação de dopamina. Os resultados encontrados sugerem que o trans-anetol não interfere na atividade locomotora, e ainda promove comportamento de anedonia dos animais submetidos a um protocolo de estresse, além de reduzir níveis de cortisol e atuar sobre as vias serotoninérgicas e dopaminérgicas.
Presidente - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA