PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: CALLINE PALMA DOS SANTOS

DISCENTE: CALLINE PALMA DOS SANTOS
DATA: 19/11/2020
LOCAL: plataforma on-line
TÍTULO: Da dinâmica oscilatória entre regiões envolvidas no processamento de detecção de novidades.
PALAVRAS-CHAVES: memória de reconhecimento; sinais eletrofisiológicos, Neurociências
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento
RESUMO: A memória é uma entre as funções cognitivas com comprovada relevância para o desenvolvimento de habilidades necessárias à adaptabilidade das espécies, as quais são inerentes à sua sobrevivência. O objetivo aqui proposto foi a análise do acoplamento de frequência cruzada teta-gama durante uma tarefa de reconhecimento de objetos. O objetivo principal foi verificar a existência de uma assinatura eletrofisiológica específica durante a exploração de objetos, tanto na circunstância de novidade (codificação) quanto na evocação. De modo mais específico, foram investigadas diferenças entre o acoplamento fase-amplitude entre teta e múltiplas frequências mais rápidas nas duas situações. A pesquisa foi realizada mediante a utilização do conjunto de dados hc-25 disponibilizado por Michaël Zugaro :“Recordings and timed stimulation of rat dorsal hippocampal area CA1 and medial prefrontal cortex during behavior and sleep (disponível em http://crcns.org/data-sets/hc/hc-25/). Os procedimentos metodológicos consistiram na criação de rotinas personalizadas de análise, cujas funções viabilizaram a extração das propriedades do sinal registrado. As propriedades investigadas proporcionaram o estabelecimento do estudo e interpretação das características de funcionamento rítmico das bandas de frequência extraídas a partir do método de decomposição em modos empíricos (empirical mode decomposition – EMD) para a extração dos sinais neurais brutos de LFP em diversas bandas de frequência. Ao comparar a força média das tSCs nos ciclos teta obtidos durante a exploração de objetos e locomoção ativa, encontramos que apenas a força da tSC4 é significativamente maior, mesmo quando controlamos para a velocidade do animal. Na sequência, foram comparados os valores de força entre os ciclos da exploração de objetos (por definição quando o animal está parado ou em baixa velocidade) e ciclos durante velocidades lentas (<10 cm/s). Encontramos que, novamente, apenas o tSC4 possui força média maior durante a exploração de objetos, ao passo que os demais tSCs não são significativamente diferentes. A hipótese de trabalho admitida aqui é a de que se a tSC4 está envolvida com a codificação, esperamos ver uma diminuição da sua força durante o teste; mais ainda, esperamos ver uma diminuição durante a exploração do objeto “antigo” em comparação com o objeto “novo” (deslocado). Todavia, foi visto a ausência de diferenças para todas as tSCs. Portanto, devido a limitações de pesquisa e necessidade de adaptações relacionadas ao método de coletada de dados apresentada, estudos mais detalhados e com maior tamanho amostral serão realizados de modo que o estudo seja passível de maiores generalizações.
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 3159089 - YWLLIANE DA SILVA RODRIGUES MEURER