PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA MARA INÁCIO DE AQUINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA MARA INÁCIO DE AQUINO
DATA: 29/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ede-tgdx-nch
TÍTULO: Análise de preditores inflamatórios e diferenças na expressão gênica de pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve amnéstico respondedores e não respondedores à Neuroestimulação: ensaio clínico randomizado, duplo-cego
PALAVRAS-CHAVES: Comprometimento Cognitivo Leve; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Biomarcadores inflamatórios; Expressão Gênica; Alpha synuclein; Neuregulin.
RESUMO: O comprometimento cognitivo leve (CCL) se refere ao estado de transição entre as mudanças cognitivas do envelhecimento normal e a demência precoce, mas não interfere notavelmente nas atividades de vida diária. Acredita-se que o CCL seja um estágio prodrômico de demência que causa disfunção cognitiva grave, assim sua identificação para intervenção precoce é considerada uma importante estratégia terapêutica. Nesse contexto, intervenções não farmacológicas, como é o caso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), que usa correntes elétricas diretas para estimular partes específicas do cérebro, vem sendo utilizada para melhora clinica desses pacientes. Processos bioquímicos têm sido associados à patogênese do CCL e à demência, incluindo inflamação crônica, desregulação dos lipídios da membrana, interrupção das vias dos neurotransmissores e mutações em genes específicos. Portanto, o objetivo geral deste estudo é avaliar o perfil inflamatório e de expressão gênica de pacientes com CCL amnéstico, respondedores e não-respondedores a ETCC. Para isso, será realizado um ensaio clínico, aleatorizado, duplo-cego, onde os pacientes serão recrutados a partir de livre demanda pelo Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências (LABEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Utilizaremos dados de participantes que atenderam aos critérios de diagnóstico para CCL e que participaram de um ensaio clínico randomizado, triplo-cego que investigou os efeitos terapêuticos da ETCC individualizada/otimizada em pacientes com CCL amnéstico, comparados a grupo controle com corrente simulada. Como desfecho, analisaremos a partir de amostra sanguínea três citocinas inflamatórias Il-6, Il-10 e fator de necrose tumoral (TNFα) para comparação de seus níveis entre os grupos. Também serão avaliados os biomarcadores genéticos Alfa-sinucleína e Neuregulina para buscar possíveis mudanças de expressão entre aqueles que responderem melhor ao tratamento.
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ