PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNAH DAMARIS TORRES DE LIMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANNAH DAMARIS TORRES DE LIMA SILVA
DATA: 29/06/2021
LOCAL: meet.google.com/kzx-jwsn-yao
TÍTULO: Habilidades sociais e funções executivas em crianças com TDAH
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Sociais; Competência Social; TDAH; Funções Executivas; Neuropsicologia.
RESUMO: O termo Habilidades Sociais (HS) tem sido empregado para designar tanto o campo teórico-prático de estudo, quanto o conjunto de comportamentos que constitui o repertório social; o constructo avaliativo deste campo, a Competência Social (CS), tem sido observada como fator de bem estar, e desempenho, entre outros impactos na qualidade de vida. Também têm sido observadas como preditoras de aspectos positivos do bem-estar: as Funções Executivas (FE), sendo estas fundamentais para o desenvolvimento competente de autorregulação, planejamento, consecução de objetivos entre outros. Essas duas variáveis, a Competência Social e o Funcionamento Executivo, têm apresentado perfis de funcionamento atípico em presença de transtornos do neurodesenvolvimento, como o TDAH, cujos principais sintomas são a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade. Diante deste contexto, o presente projeto propõe uma pesquisa divida em dois estudos: no primeiro deles pretende-se lançar mão de revisão sistemática para identificar se há um perfil executivo específico do TDAH, bem como um perfil de competência social específico para o mesmo. No segundo estudo pretende-se realizar uma pesquisa de campo a fim de verificar se há relação entre as três variáveis: TDAH, FE e CS; e se a Competência Social teria efeito moderador na relação entre TDAH e FE. Para atingir tal objetivo, serão empregados como instrumentos as tarefas: Corações e Flores, Voltando para casa, O caminho de João e o Teste das Histórias Incompletas, para avaliar respectivamente: Controle inibitório, Flexibilidade Cognitiva, Memória de Trabalho e Competência Social. Bem como o SNAP- IV para rastreio da sintomatologia do TDAH. As aplicações serão realizadas através de protocolos de coleta virtuais,dadas as medidas de biossegurança diante da pandemia do Covid-19. Para tais coletas foram feitas parcerias com escolas a fim de divulgar a pesquisa viabilizando a participação voluntária de pais que manifestarem interesse. Uma vez coletados os dados serão analisados quando a correlação, regressão e efeito moderador. Espera-se encontrar correlação entre as variáveis (TDAH, FE, CS), e que o efeito de CS sobre a relação de TDAH-FE seja moderador.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO