PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: POLYANNA DE LIMA ARRUDA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANNA DE LIMA ARRUDA SILVA
DATA: 07/12/2021
LOCAL: Plataforma Zoom https://us02web.zoom.us/j/83565273165?pwd=b0JtWE8zcnE0YytBaE55RFg2TkxJZz09
TÍTULO: O impacto do isolamento social na saúde mental, automedicação e performance comunicativa: um estudo longitudinal
PALAVRAS-CHAVES: isolamento social, COVID-19, pandemia, saúde mental, automedicação, comunicação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO: Em março de 2020 foi declarada a pandemia de COVID-19, e desde então autoridades nas ciências da saúde tem buscado formas de interromper a transmissão e reduzir a curva de surto de propagação dessa doença. No Brasil, em outubro de 2021, houve avanços no tratamento e na vacinação anti-COVID-19, porém o número de casos novos ainda é elevado. Por muito tempo, as principais estratégias de saúde pública para reduzir a transmissão da COVID-19 envolviam a restrição de circulação das pessoas que induziam ao isolamento social. Achados literários indicam que restrições comunitárias desse tipo podem interferir nos aspectos psicológicos, com o comprometimento do bem-estar de indivíduos saudáveis e agravamento do quadro de pacientes psiquiátricos. O objetivo deste estudo é verificar o impacto do isolamento social na saúde mental, automedicação, bem como sobre a performance comunicativa na comunidade acadêmica, durante a pandemia de COVID-19. Este é um estudo observacional analítico de coorte, a amostra foi composta pela comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos administrativos) das instituições de ensino superior do estado da Paraíba. Foram coletados dados sociodemográficos, condições de isolamento social, automedicação e aspectos da saúde mental, saúde relacionada à COVID-19 e comunicação da comunidade acadêmica, durante diferentes momentos dessa pandemia. Nesse intuito foram utilizados os instrumentos: Self Report Questionnaire (SRQ), Questionário de Regulação emocional (QRE), Teste de Autoavaliação da Competência na Comunicação (TACCOM) e o questionário Qualidade de vida e Voz (QVV). Também foi utilizado questionários sobre condições gerais de saúde e isolamento durante a pandemia. A análise de dados foi realizada através do SPSS na versão 21, e o nível de significância considerado foi de 5%. A amostra foi composta por 497 participantes com idade média de 29,4 anos, foi identificada a presença de transtornos psiquiátricos menores em 61,1% da amostra e 81,2% relatou ter observado alterações na sua saúde mental. Os participantes relataram sintomas como angústia, ansiedade e medo. Também, se verificou que o grupo que realizou isolamento obteve maior média nos escores do SRQ, e estes achados indicam que o isolamento social pode estar relacionado ao aumento de transtornos psiquiátricos menores. Observou-se ainda que as mulheres praticavam mais automedicação, utilizavam mais medicamentos para prevenir a COVID-19 e estavam em isolamento social com maior frequência do que homens. Verificou-se, também, um reflexo negativo sobre a comunicação no grupo que estava em isolamento social, porém, não foi observado impacto sobre a qualidade de vida em voz.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ
Interno - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI