PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: DHEYVSON FELLIPI DE OLIVEIRA TOMAZ

DISCENTE: DHEYVSON FELLIPI DE OLIVEIRA TOMAZ
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/ujp-obvu-uwp
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LITERACIA EMERGENTE
PALAVRAS-CHAVES: Neuropsicologia. Memória de Trabalho. Leitura. Literacia Emergente.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: A memória de trabalho (MT) é uma habilidade cognitiva fundamental para diversos desfechos na infância, a saber: autorregulação do comportamento em detrimento de objetivos, reavaliação de etapas para o cumprimento de um comando simples; além de se relacionar com desfechos acadêmicos, como o desempenho na escrita e na ortografia, a realização de cálculos aritméticos e o sucesso no desempenho da leitura. No que se refere a leitura, além de impactar no desfecho da habilidade, a MT também é considerada como uma das habilidades de literacia emergente, as competências que precisam ser desenvolvidas antes do processo de aquisição da leitura. Este estudo contemplou as habilidades de escrita emergente, conhecimento alfabético, consciência fonológica, vocabulário e nomeação automática rápida. Com base neste encadeamento de associações, a presente dissertação foi construída no intuito de investigar como os aspectos neuropsicológicos da MT se relacionam com o processo de aquisição da leitura, em uma amostra de crianças do nordeste brasileiro, que vivenciaram os anos iniciais da escolarização formal durante o período pandêmico. Para isto, foram elaborados dois artigos científicos, onde o primeiro contempla o estudo desenvolvimental da MT na amostra investigada a partir da análise fatorial confirmatória, e o segundo se especializa na investigação da associação da MT com as habilidades precursoras da leitura, a partir de uma modelagem por equações estruturais. Como resultados, pode-se observar que na amostra, o desempenho em MT foi equivalente entre os participantes, de modo que o modelo teórico que melhor descreve este desempenho é o modelo de continuidade, que implica na análise de processos ativos e passivos da MT. Além disso, foi evidenciado que estes diferentes processos contribuem, de forma distinta, no desempenho das habilidades precursoras da leitura. Como implicações teórico-práticas, sugere- se que a MT seja avaliada não apenas como uma das habilidades precursoras de leitura, mas que seus processos distintos funcionam como um ambiente de associação e pleno funcionamento das habilidades preditoras, de modo que neste processo, a decodificação de pseudopalavras aconteça com êxito.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Externo à Instituição - MANUELA RAMOS CALDAS LINS