PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: ANA LUIZA TERRA GRANGEIRO DE ALMEIDA

DISCENTE: ANA LUIZA TERRA GRANGEIRO DE ALMEIDA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA/UFPB
TÍTULO: TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes Universitários; Saúde Mental; Ansiedade; Depressão; PICS
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Processos Psico-Fisiológicos
RESUMO: Nos últimos anos tem-se observado um aumento nas pesquisas que buscam investigar a saúde mental de estudantes de ensino superior. Tem sido observado que os estudantes universitários apresentam uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da ansiedade e depressão. Um número de pesquisas em diferentes especialidades médicas, tem demonstrado os benefícios encontrados a partir da utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como alternativa ou de forma complementar a Medicina Alopática, reconhecendo a sua potencialidade no âmbito terapêutico, considerando critérios de segurança, custo-benefício e aceitação. O presente estudo pretendeu investigar quais as PICS utilizadas por estudantes universitários e avaliar se o uso destas práticas integrativas impacta nos sintomas ansiosos e/ou depressivos. Trata-se de um estudo descritivo observacional transversal, realizado com estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada, por meio da aplicação de formulários on-line. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, questionário sobre a utilização das PICS, Escala HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale) e Escala DASS- 21 (Depression Anxiety and Stress Scale). Com os dados obtidos, por meio das respostas dos participantes aos questionários, buscou-se embasar um estudo que visou estabelecer uma correlação entre a utilização das PICS e os sintomas de ansiedade e depressão. O perfil sociodemográfico dos 202 voluntários do estudo demonstrou que 71,28% da amostra tinham idade entre 18 a 25 anos, 83,16% eram do sexo feminino e 69,30% solteiros. Quanto a escolaridade 74,25% eram graduandos, 17,32% estavam na pós-graduação e 8,41% já possuiam uma graduação. No tocante ao conhecimento prévio das PICS, 56,43% dos estudantes relataram apresentar algum conhecimento e 30,69% relataram fazer uso de alguma prática. Entretanto, 43,56 % dos estudantes relataram não conhecer e 69,30% não fazer uso. Nos resultados encontrados pela escala DASS-21, em ambos os grupos, foram sinalizados sintomas depressivos leves. Nos domínios ansiedade e estresse, assim como nos resultados obtidos na escala HADS, foram encontrados escores mais altos no grupo que utiliza as PICS. Os resultados apresentados, demonstraram que utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, não apresentou correlação inversa na redução dos parâmetros psicológicos da amostra avaliada.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1669773 - GICIANE CARVALHO VIEIRA