PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN DIAS NICACIO DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN DIAS NICACIO DA CRUZ
DATA: 30/03/2023
HORA: 00:00
LOCAL: on line
TÍTULO: Parentalidade, estilo de apego e emoções de pais e mães: uma integração ao modelo de processamento da informação social
PALAVRAS-CHAVES: Apego; Parentalidade; Processamento da Informação Social
RESUMO: O modelo de processamento da informação social (PIS) tem sido utilizado na compreensão dos fatores que contribuem para o comportamento dos pais com seus filhos em contextos de abuso físico e negligência. Esse modelo prevê um processamento em etapas, nas quais esquemas pré-existentes atuam como uma espécie de filtro. Exposição a estímulo estressante, emoções experimentadas diante do comportamento infantil, como raiva, e saúde mental dos pais parecem ser moderadores de vieses no processamento em etapas do PIS, aumentando o risco à assumpção de comportamentos parentais abusivos ou negligentes. A maneira de estabelecer relações sociais é influenciada por modelos internos de funcionamento, que são construídos através dos vínculos com cuidadores primários e da qualidade dos relacionamentos ao longo da vida. A união entre esses dois aspectos constitui o apego adulto. Partindo disso, o presente estudo tem o objetivo de identificar a relação entre estilo de apego, vínculo parental recordado, estilo e práticas parentais, sintomas psiquiátricos e a emoção parental associada a um estressor situacional, o choro infantil. O interesse é compreender como essas variáveis contribuem para o PIS. Para tanto, serão desenvolvidos dois estudos. Em ambos, a pesquisa contará com pais e mães com idade entre 30 a 59 anos, que tenham pelo menos um filho na faixa etária de 5 a 9 anos de idade. O estudo 1 será correlacional e transversal’, no qual 130 pais e mães responderão de maneira online questionário sócio demográfico, Revised Adult Attachment Scale (RAAS), Parental Bonding Instrument (PBI), versão paterna e versão materna, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS – 21), Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ), e Inventário de Estilos Parentais (IEP). No estudo 2, além dos instrumentos do estudo 1, os pais e mães (n=112) participarão de uma tarefa experimental, empregando o paradigma do choro, e realizarão avaliações acerca do choro infantil e de transgressões infantis descritas em vinhetas, e preencherão o instrumento The Positive and Negative Affect Schedule (PANAS). A tarefa experimental será duplo cego e os participantes serão divididos em dois grupos, contrabalanceando sexo, idade e categoria de estilo parental. Durante o paradigma do choro, o grupo experimental escutará o choro como estímulo auditivo, manipulado em 500, 700 e 900 Hz, enquanto o grupo controle ficará em repouso durante o mesmo período do grupo experimental. Todos os grupos usarão o cardiofrequencímetro, para medida da VFC, que será utilizada como marcador quantitativo do sistema nervoso autônomo. Os estudos estão em andamento. Para análise dos resultados, será adotado nível de significância de p<0,05 e serão efetuadas análises de correlação, regressão múltipla e teste t independente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 064.551.204-42 - MARIA JOSE NUNES GADELHA - UFPB
Externo à Instituição - JANDILSON AVELINO DA SILVA