PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS CABRAL DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIS CABRAL DA COSTA
DATA: 08/02/2017
LOCAL: Sala 402 - CCHLA - UFPB
TÍTULO: Funções Executivas e Prematuridade: análise neuropsicológica em escolares
PALAVRAS-CHAVES: funções executivas; prematuridade; nascimento pré-termo; escolares
RESUMO: A prematuridade está associada a várias complicações que podem ocorrer ao longo do desenvolvimento do sujeito. Devido a maturação incompleta do cérebro os torna suscetíveis a possíveis déficits durante o desenvolvimento, como problemas no funcionamento executivo. Há estudos que afirmam que as funções executivas, definidas como um conjunto de habilidades cognitivas que auxilia o indivíduo a alcançar um objetivo, mostram estar prejudicadas em crianças nascidas pré-termo. A relação entre funções executivas e prematuridade vem sendo amplamente estudadas por vários pesquisadores, entretanto ainda não há um consenso se todas as habilidades são prejudicadas e se esses possíveis défices persistem ao longo do tempo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar o perfil executivo de crianças prematuras em idade escolar através de tarefas que avaliam os três subtipos de funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva). Participarão da pesquisa 100 crianças, sendo 50 nascidas antes de 28 semanas de gestação (grupo clínico) e 50 nascida após 37 semanas de gestação (grupo controle), de ambos os sexos, na faixa etária de 9 a 11 anos. Para alcançar os objetivos propostos pelo estudo será utilizado um questionário sóciodemográfico com os pais ou responsáveis e a Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, com o objetivo de atender os critérios de inclusão e exclusão dos sujeitos. Na avaliação das funções executivas serão utilizados o Teste de 5 Dígitos, Tarefa de Alcance de Dígitos, Paradigma Go/No Go, Neupsilin: instrumento de avaliação neuropsicológica breve e Blocos Corsi. Os dados serão tabulados e as análises estatísticas serão realizadas com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 21.0. Com o objetivo de identificar a normalidade dos dados será realizada uma análise inferencial através do teste Kolmogorov-Siminorv para que, caso os resultados sejam normais irão ser utilizados testes paramétricos, caso contrário testes não-paramétricos.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO