PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

Banca de DEFESA: ALAN DIONIZIO CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN DIONIZIO CARNEIRO
DATA: 27/09/2019
LOCAL: UFPB/CCHLA
TÍTULO: Pessoa, valor e emoção na filosofia de Max Scheler e suas repercussões sobre o mundo moral
PALAVRAS-CHAVES: Ética; pessoa; valor; emoção
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: Pessoa, emocao e valor sao categorias fundamentais do pensamento de Max Scheler. Trata-se dos fundamentos ontologicos a partir dos quais se estrutura a sua Etica. A nossa hipotese de trabalho parte do principio de que o mundo moral nao pode ser pensado desvinculado do nosso universo sensorial. De fato, a concepcao fenomenologica da etica scheleriana e capaz de superar o formalismo racionalista de matriz kantiana, possibilitando a fundamentacao de uma etica a partir da compreensao da expressao dos sentimentos da pessoa, sem se reduzir a uma etica da simpatia ou de indole utilitarista. Consideramos, ainda, que a filosofia de Scheler somente pode ser compreendida por meio de um circulo hermeneutico em torno da interligacao dos conceitos pessoa, valor e emocao. Com base nisso, discorremos inicialmente sobre o conceito de pessoa, examinando os seus fundamentos onto-antropologicos e seu papel na constituicao da natureza humana. Assim, e possivel definir o homem como alicerce do mundo e da historia, o qual e capaz de diferenciar-se e de elevar-se sobre todos os seres vivos e tambem sobre sua constituicao psicofisica (corpo-mente) em forma de espirito. Este, ademais, torna a pessoa um ser marcado pela liberdade e transcendencia. A pessoa aparece, entao, como um valor em si mesmo. A antropologia do ser pessoa nao pode estar dissociada da ontologia dos valores e de sua relacao com bens, fins e deveres. A partir da conexao entre a pessoa e o valor, podemos descrever o papel das emocoes no personalismo etico scheleriano. Emocoes sao modos de expressao do mundo dos valores e do modo-de-ser da pessoa, servindo a compreensao do outro e da constituicao moral da pessoa. A vida emocional jamais pode estar desvinculada das decisoes morais levadas a efeito pelo ser-pessoa. Enquanto os objetos do mundo sao apreendidos mediante o perceber sentimental, o outro apenas pode ser compreendido em sua individualidade e integralidade atraves de um ato de amor. O amor permite um autentico con-viver, isto significa que, a partir dele, nos tornamos capazes de reconhecer a dignidade do outro, compreender o seu modo de ser e a forma como ele julga o mundo e ordena os seu universo de bens. O amor e o ato gnosiologico que possibilita a participacao da pessoa no ser do outro. Eis por que o pensamento scheleriano sobre o mundo moral, nos permite erigir uma etica do e para o cuidar com base nas nocoes de pessoa, valor e emocao Palavras-Chave: Etica; pessoa; valor; emocao.
Interno - 3142936 - BETTO LEITE DA SILVA
Externo à Instituição - EUGENIA RIBEIRO TELES