PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ADELINO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELINO PEREIRA DA SILVA
DATA: 13/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ETHOS PÓS-MODERNO, PENSAMENTO FRACO E A ÉTICA PÓS-METAFÍSICA NA SOCIEDADE TRANSPARENTE DE GIANNI VATTIMO
PALAVRAS-CHAVES: Pós-modernidade. Ética pós-metafísica. Pensamento fraco. Sociedade transparente. Gianni Vattimo.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: Propõe-se um estudo sobre a maneira como o pensamento filosófico de Gianni Vattimo se insere no contexto da filosofia contemporânea, a partir da sua formulação do pensiero debole (pensamento fraco), enquanto contribuição alcançada, nas últimas décadas, em face da discussão crítico-filosófica no mundo, abalizando esse período enquanto Pós-Moderno (ou, a assim, chamada, Pós-modernidade). Objetiva-se uma discussão mediante a qual se compreende a atual sociedade enquanto marcada pela “comunicação generalizada”, ou seja, pela intensa vivência dos mass media, em vista do debate em face da ideia de pós-moderno, de acordo com aquilo que é proposto por Gianni Vattimo. Nesta direção, propõe-se a hipótese de que há uma ética pós-metafísica na sociedade dos meios de comunicação de massa, que se inserem na reflexão pós-moderna vattimiana – e , por conseguinte, no debate sobre a crise da razão e do abandono das estruturas, assim chamadas, ‘fortes’, a partir da obra A sociedade transparente, bem como a consideração sobre uma crise da Metafísica, além da crise da legitimação totalizante dos metarrelatos e da afirmação da tese do ‘fim’ da modernidade. Tudo isso implica em uma (re)leitura sobre alguns dos problemas de fronteiras que podem ser ventilados na acepção de um ethos pós-moderno. Por isso, o tema, e ainda a hipótese, que ilumina este trabalho não se restringem ao reconhecimento da ética como fase atual do pensamento, mas, sobretudo, defende a ética como motivação fundamental da produção filosófica do pensador italiano, notadamente como uma ética pós-metafísica em uma sociedade transparente. Esta ética pós-metafisica, no contexto dos media, fortalece refletirmos de modo crítico-filosófico sobre as novas experiências dadas pela comunicação globalizada e pelas novas visões de mundo e culturas dos dialetos, bem como mediante o aparecimento das culturas das minorias, a partir do avanço informacional, nos fazendo perceber, assim, que a motivação ética é radicada, fundamentalmente, em se distanciar da ‘violência’ metafísica em função de se conceber uma ética pós-moderna, a qual abandona, por exemplo, os critérios absolutos, universalistas das éticas metafísicas – e isto, ao que parece ser, graças à abertura que os mass media promovem para aquela aludida ética pós-moderna, enfatizando a cultura dos dialetos e das diferenças enquanto novo campo ético.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1521208 - NARBAL DE MARSILLAC FONTES
Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo à Instituição - LEONARDO DE ARAÚJO E MOTA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA
Externo à Instituição - REGINALDO OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - ÉRICO ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA