PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PIPGF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADELINO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELINO PEREIRA DA SILVA
DATA: 13/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O ETHOS PÓS-MODERNO, PENSAMENTO FRACO E A ÉTICA PÓS-METAFÍSICA NA SOCIEDADE TRANSPARENTE DE GIANNI VATTIMO
PALAVRAS-CHAVES: Pós-modernidade. Ética pós-metafísica. Pensamento fraco. Sociedade transparente. Gianni Vattimo.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: Propõe-se um estudo sobre a maneira como o pensamento filosófico de Gianni Vattimo se insere no contexto da filosofia contemporânea, a partir da sua formulação do pensiero debole (pensamento fraco), enquanto contribuição alcançada, nas últimas décadas, em face da discussão crítico-filosófica no mundo, abalizando esse período enquanto Pós-Moderno (ou, a assim, chamada, Pós-modernidade). Objetiva-se uma discussão mediante a qual se compreende a atual sociedade enquanto marcada pela “comunicação generalizada”, ou seja, pela intensa vivência dos mass media, em vista do debate em face da ideia de pós-moderno, de acordo com aquilo que é proposto por Gianni Vattimo. Nesta direção, propõe-se a hipótese de que há uma ética pósmetafísica na sociedade dos meios de comunicação de massa, que se inserem na reflexão pós-moderna vattimiana – e , por conseguinte, no debate sobre a crise da razão e do abandono das estruturas, assim chamadas, ‘fortes’, a partir da obra A sociedade transparente, bem como a consideração sobre uma crise da Metafísica, além da crise da legitimação totalizante dos metarrelatos e da afirmação da tese do ‘fim’ da modernidade. Tudo isso implica em uma (re)leitura sobre alguns dos problemas de fronteiras que podem ser ventilados na acepção de um ethos pósmoderno. Por isso, o tema, e ainda a hipótese, que ilumina este trabalho não se restringem ao reconhecimento da ética como fase atual do pensamento, mas, sobretudo, defende a ética como motivação fundamental da produção filosófica do pensador italiano, notadamente como uma ética pós-metafísica em uma sociedade transparente. Esta ética pós-metafisica, no contexto dos media, fortalece refletirmos de modo crítico-filosófico sobre as novas experiências dadas pela comunicação globalizada e pelas novas visões de mundo e culturas dos dialetos, bem como mediante o aparecimento das culturas das minorias, a partir do avanço informacional, nos fazendo perceber, assim, que a motivação ética é radicada, fundamentalmente, em se distanciar da ‘violência’ metafísica em função de se conceber uma ética pósmoderna, a qual abandona, por exemplo, os critérios absolutos, universalistas das éticas metafísicas – e isto, ao que parece ser, graças à abertura que os mass media promovem para aquela aludida ética pós-moderna, enfatizando a cultura dos dialetos e das diferenças enquanto novo campo ético.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1521208 - NARBAL DE MARSILLAC FONTES
Interno - 1560574 - ANDERSON DARC FERREIRA
Externo à Instituição - LEONARDO DE ARAÚJO E MOTA
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA
Externo à Instituição - REGINALDO OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - ÉRICO ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA