PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO MEDEIROS CAVALCANTI
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Sala de reuniões
TÍTULO: ESTABILIDADE E MUDANÇA DOS VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: valores humanos; mudança; estudo longitudinal
RESUMO: A presente tese objetivou contribuir para o entendimento das modificações que ocorrem com os valores humanos em nível teórico e empírico. A estabilidade e mudança é uma temática à muito investigada. Entretanto, apenas recentemente uma atenção maior vêm sendo despendida para os fatores que proporcionam as alterações e em quais condições ocorre. Neste sentido, de maneira geral, entende-se os valores humanos como princípios-guia do comportamento e que representa cognitivamente as necessidades humanas, assim possui influência sobre o indivíduo de forma transituacional. Esquematicamente a tese é formada por três artigos. O primeiro trata dos 100 anos de pesquisa da variável, é uma revisão histórica mostrando a evolução conceitual e empírica, discutindo sobre o seu passado, presente e futuro. O segundo é um estudo empírico de caráter longitudinal realizado ao longo de vinte e sete meses. Participaram 214 estudantes universitários (63,4% do sexo feminino), com média de idade de 20,26 anos (DP = 4,67), de todos os cursos diurnos do campus I da Universidade Federal da Paraíba. Uma hipótese foi testada: plasticidade, isto é, os valores humanos mudam ao longo do tempo, mas sua estrutura permanece inalterada. O coeficiente de estabilidade permitiu entender que essa característica é a mais saliente nos valores. Todavia, testando modelos lineares e curvilíneos na Latent Growth Curve Model verificou mudanças nas subunções normativa (slope = -0,05; p < 0,05), experimentação (slope = 0,10; p < 0,001) e realização (slope = -0,07; p < 0,001), compreendendo que o construto possui algum grau de alteração. Em seguida examinou a estrutura nos tempos de mensuração pelo Escalonamento Muldimensional, e depois comparando seus índices na Análise Procrustes Generalizada, os resultados permitiram concluir que sua composição permanece inalterada com o tempo. Confia assim que a hipótese de estudo foi corroborada. O terceiro artigo possui natureza meta-analítica, visa avaliar os estudos longitudinais de valores humanos nos últimos 10 anos, porém, ainda está em fase de elaboração. Estima-se que a tese represente um arcabouço da temática, mostrando evidências empíricas e teóricas que permitem entender as modificações que ocorrem com o construto ao longo do ciclo vital.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA