PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA MACHADO RUFINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA MACHADO RUFINO
DATA: 26/09/2018
LOCAL: Sala 510 - CCHLA
TÍTULO: SER DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: RELAÇÕES DE GÊNERO, SUBJETIVIDADE E TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: mulher; docente; trabalho e gênero; universidade pública
RESUMO: O presente trabalho tem como principal finalidade analisar como se dá a articulação das relações de gênero no trabalho, dinâmica psíquica e subjetividade das docentes da UFPB. Parte-se do pressuposto de que apesar do espaço de trabalho em uma universidade pública federal ser em princípio isonômico e equânime que as relações sociais de gênero interferem na organização e desenvolvimento da atividade docente das mulheres. Para realizar tal investigação, após aprovação do Comitê de Ética, foram desenvolvidos dois estudo. Dada a carência da literatura científica com a temática estudada foi elaborado um primeiro estudo com uma metanálise qualitativa. Assim, o estudo 1 objetivou analisar a produção científica brasileira em psicologia sobre trabalho e gênero. Para tanto, uma revisão sistemática foi realizada a partir de cinco bases. Inicialmente, após critérios de inclusão, 186 artigos foram selecionados em todas as áreas de conhecimento. Com análise de juízas, 59 artigos foram classificados como pertencentes à área da Psicologia. Nestes realizou-se uma análise cientométrica, dividindo-os em dois grupos: (1) (2008-2017, N=38), e (2) (1997-2007, N=21). Uma metanálise qualitativa foi realizada com os artigos publicados nos últimos 10 anos. Estes foram submetidos a análises textuais com auxílio de software. Os resultados indicam que, dentre eles, predominantemente a temática gênero tem sido tratada como foco, sendo o trabalho temática de fundo; e que ainda há uma naturalização dos papéis femininos. Aponta-se a necessidade de estudos em Psicologia do trabalho sobre identidade profissional e da trabalhadora, trabalho e não-trabalho para mulheres e precarização do trabalho feminino. O estudo 2 tratou-se de investigação empírica da relação entre gênero e trabalho doente em uma instituição federal de ensino superior. Para tal foi realizada uma estratégia teórico metodológica embasada nos pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), com entrevistas individuais com docentes mulheres de três grupos diferentes: (1) que participam da organização/gestão de Fórum de Mulheres, (2) que integram algum grupo ou núcleo que discuta a temática de gênero, e (3) professoras que não participam de nenhum grupo ou núcleo que discuta a temática de gênero. A análise dos dados, que está em andamento, é de caráter hermenêutico e foi iniciada paralelamente à sua coleta, através de uma análise temática de conteúdo (Laville & Dione, 1999), elencando as categorias empíricas e analíticas e já aponta para algumas implicações de gênero tanto na organização e condição de trabalho quanto no fazer docente das mulheres.
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Presidente - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA