PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: VALERIA MACHADO RUFINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA MACHADO RUFINO
DATA: 19/11/2018
LOCAL: Sala 402/ CCHLA
TÍTULO: Lugar de mulher é aonde ela quiser? Relações de gênero e trabalho das docentes em uma Universidade Federal
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e Trabalho; Mulher Docente; Universidade Federal
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Os novos cenarios produtivos, oriundos das transformacoes dos paradigmas no mundo do trabalho e das rapidas transformacoes sociais e tecnologicas tem impactado sobremaneira os estudos acerca da compreensao da relacao trabalho e genero. Atrelada a essa questao, a situacao que a mulher vivencia no mundo do trabalho, em todos os paises, e marcada por desigualdade de oportunidades, de tratamento e de direitos. Assim, a presente tese objetivou compreender a relacao genero e trabalho de mulheres docentes em uma universidade publica federal. Partimos do pressuposto de que, apesar do espaco de trabalho em uma universidade publica federal ser em principio isonomico e equanime, as relacoes sociais de genero interferem na organizacao e desenvolvimento da atividade docente das mulheres. Para tal a tese foi organizada em 04 artigos. O primeiro artigo objetivou analisar a situacao atual das mulheres no mundo do trabalho no Brasil, a partir de indicadores sociais de trabalho e genero. Para tal, realizamos um levantamento dos relatorios, estatisticas e analises da relacao trabalho e genero no Brasil produzidos pelo IBGE, IPEA, Fundacao Perseu Abramo, OIT Brasil, Forum Economico Mundial e ONU Mulheres. O segundo artigo tratou-se de uma metanalise qualitativa da producao cientifica brasileira em psicologia sobre trabalho e genero. Para tanto, uma revisao sistematica foi realizada a partir de cinco bases. Apos selecao pelos criterios de inclusao e analise de juizas, 59 artigos foram classificados como pertencentes a area da Psicologia. Nestes realizamos uma analise cientometrica, dividindo-os em dois grupos: (1) (2008-2017, N=38), e (2) (1997-2007, N=21). Uma metanalise qualitativa foi realizada com os artigos publicados nos ultimos 10 anos que foram submetidos a analises textuais com auxilio de software. O terceiro artigo objetivou refletir sobre o lugar da mulher docente em universidades federais, em especial na Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Para tal, investigamos dados censitarios, junto a PROGEP (no periodo de 1998 a 2018) para o cenario local e para o cenario nacional os relatorios de 1999 a 2017, alem de relatorios do CNPq. O quarto artigo, a partir de uma pesquisa qualitativa, investigou a dinamica psiquica de mulheres docentes da UFPB a partir da relacao genero e trabalho. A combinacao dos 4 artigos nos permite pensar indicadores e contextos para a reproducao nas universidades federais da relacao de genero e trabalho para a mulher docente.
Presidente - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO