PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: THIAGO FRANCISCO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FRANCISCO DE ANDRADE
DATA: 28/03/2019
LOCAL: Sala 1 do PPGPS
TÍTULO: Estilos de socialização parental, orientação para o perdão e suas relações com o ajustamento psicossocial na juventude e vida adulta
PALAVRAS-CHAVES: Socialização, Perdão, Ajustamento, Psicologia positiva
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: Estudos em diferentes culturas tem apontado para o papel central dos estilos de controle exercidos pelos pais no desenvolvimento psicossocial dos filhos. Considerado o prototipo da parentalidade, o estilo Autoritativo, caracterizado por elevados niveis de controle e consideracao dos sentimentos e opinioes dos filhos tem sido associado a variaveis de ajustamento psicossocial e academico dos filhos. Entretanto, evidencias vem sendo recolhidas apontando melhores indicadores de ajustamento entre os filhos de pais Indulgentes (baixo controle e elevada consideracao), sobretudo em contextos latinoamericanos. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar as relacoes entre os estilos de socializacao empregados pelos pais e o ajustamento psicossocial positivo dos filhos, avaliado em termos de satisfacao com a vida, felicidade subjetiva e sentido de vida. Ademais, buscou-se identificar em que medida os estilos parentais se relacionam com a transmissao de valores, especificamente a orientacao para o perdao de ofensas interpessoais. Para tanto, foram realizados dois estudos empiricos independentes e integrativos. No Estudo 1, que contou com a participacao de 80 estudantes universitarios, predominantemente mulheres (91,3%) e com media de idade de 28 anos (DP = 9,78), buscou-se testar a validade ecologica do modelo quadripartido dos estilos de socializacao (indulgente, negligente, autoritario e autoritativo). Uma analise de clusters com as praticas parentais elencadas na Escala de Socializacao Parental na Adolescencia (ESPA-29) permitiu classificar de forma satisfatoria as respostas nos quatro estilos propostos pelo modelo original. No Estudo 2, que contou com a participacao de 353 estudantes universitarios, predominantemente do sexo feminino e com idade media de 23,9 anos (DP = 0,39), buscou-se investigar (a) as qualidades psicometricas de uma Escala de Orientacao para o Perdao; (b) os efeitos dos estilos de socializacao sobre a Orientacao para o Perdao e (c) o impacto dos estilos parentais sobre os indicadores de ajustamento psicossocial (felicidade subjetiva, satisfacao com a vida e sentido de vida). Como resultados, tem-se que a Escala de Orientacao para o Perdao, nas suas duas formas (concordancia com o perdao e atitude para o perdao) apresentou estrutura unifatorial com bons indices psicometricos. O estudo dos efeitos dos estilos de socializacao sobre as demais variaveis, por meio de MANOVAs, mostrou que somente o estilo negligente apresentou efeitos significativos sobre o ajustamento psicossocial (sentido de vida e satisfacao com a vida), nao tendo sido encontrados efeitos dos estilos parentais sobre a orientacao para o perdao. As implicacoes dos achados e uma discussao sobre o poder estatistico como possivel explicacao para os achados nao significativos sao apresentados.
Interno - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Externo ao Programa - 1995048 - ELOÁ LOSANO DE ABREU
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Externo ao Programa - 004.150.295-70 - PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA QUEIROZ - UFRN